Ciclo "12 em Rede" - "Menda e o Monstro" em Castelo Mendo

Castelo Mendo, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, localizada no concelho de Almeida, prepara-se partilhar experiências, saberes e sabores, na festa do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, com o tema “Menda e o Monstro”, nos dias 27 e 28 de setembro.

“Com um programa pensado para toda a família, assente nas memórias de quem lá mora, nos saberes de quem por lá fez a sua vida e nos seus sabores característicos, esta festa promete ser um momento inesquecível para habitantes e visitantes”, refere a organização.

Sob o tema “Menda e o Monstro”, inspirado nas lendas locais de amores e desamores, soldados e damas, cavaleiros e princesas, monstros e ermitões, numa descoberta do património imaterial, onde a comunidade local é anfitriã, autora, protagonista e guardiã.

“Menda e o Monstro”, apesar de protagonistas de histórias diferentes, darão o mote a todas as atividades, numa fusão de narrativas, lendas e canções, através da exploração das dicotomias: o bem e o mal, o belo e o horrendo, a fé e a superstição, permitindo um programa repleto de música, gastronomia, visitas guiadas, recriações ao vivo e oficinas, e proporcionando aos visitantes uma experiência inesquecível e genuína que os levará numa viagem autêntica pela alma desta aldeia histórica.

A iniciativa “Menda e o Monstro” é de entrada livre.

PROGRAMA
 
Sexta-feira, 27 setembro

18h30 – Inauguração da Exposição “Os Monstros e as Mendas” – Antiga Casa da Câmara

20h00 – Iguarias ao ar livre – Largo do Pelourinho

21h00 – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila

22h00 – Baile dos Monstros pelo DJ El Grandone – Largo do Pelourinho
Um baile de máscaras muito assustador! Aldeões e forasteiros escolhem as máscaras mais assustadoramente divertidas para uma festa de muitas danças tolas. Decoração a música a rigor!

Sábado, 28 Setembro

10h00 – De castelo Mendo ao Porto de S. Miguel, um passeio encenado – concentração Largo da Igreja de S. Vicente

14h30 – Mercadinho de produtos regionais e tradicionais – Largo do Pelourinho

15h00 – O Chef Cria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia, com o chef Ivo Loureiro de criação de um prato denominado “O Monstro e Menda” (com base na gastronomia do sítio o chef vai criar um prato inovador e surpreendente)

16h00 – O chef Recria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia com chef Ivo Loureiro de reinterpretação de iguaria local (sabe o que são papas de milho ou de carolo? – Venha saborear as que o chef preparou!)

16h00 – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila (dificuldade baixa)

17h00 – O chef aprende – Casa do Corro
Oficina de gastronomia – confeção de Bola Parda, onde se ensina ao chef Ivo Loureiro os segredos da receita

18h00 – Merenda Comunitária  – por cantos e recantos da Aldeia
Degustação dos pratos das oficinas de gastronomia do chef Ivo Loureiro acompanhados pelas mais saborosas iguarias e bebidas da região.

19h00 – Sonoridades em Castelo Mendo – A par de sons e sabores também a música irá animar as ruas da Aldeia com a presença dos Funk you Brass Band

21h30 – O Monstro e a Menda – Portas da Vila
A Companhia Persona em conjunto com a comunidade local vai criar uma história que terá como cenário vários pontos da aldeia. Duas marionetas gigantes conduzem o público nesta visita encenada.

“Para as visitas guiadas encenadas e as caminhadas propostas, apesar de grau fácil aconselhamos calçado confortável e chapéu-de-sol”, refere a organização.

Para informações adicionais, os interessados devem contactar: 271 571 700 BMMNR (Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo)

Aldeias Históricas de Portugal


Conteúdo Recomendado