Chuva, vento, agitação marítima e neve para esta quarta-feira

Para os pontos mais altos da Serra da Estrela está reservada queda de neve no final do dia.

ameaça de que a chuva regressaria esta quarta-feira já tinha sido feita. Além da chuva, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento, agitação marítima e neve nos pontos mais altos.

Detalhadamente, de acordo com os meteorologistas, o céu estará esta quarta-feira geralmente muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado no Algarve até final da tarde e tornando-se gradualmente muito nublado ou encoberto a partir do meio da tarde.

No litoral Norte e Centro o cenário vai ser mais invernoso, com períodos de chuva fraca a partir do final da tarde tornando-se moderada, e por vezes forte a partir da noite no litoral a norte do cabo Mondego, estendendo-se gradualmente às restantes regiões.

Para os pontos mais altos da Serra da Estrela está reservada queda de neve no final do dia.

O vento vai soprar fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul a partir da tarde, e moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral oeste e nas terras altas a partir do final da tarde, com rajadas até 75 km/h no litoral a norte do cabo Carvoeiro e até 100 km/h nas terras altas do Norte e Centro.

O IPMA salienta ainda a formação de geada em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta, assim como uma pequena descida da temperatura máxima, mais significativa nas regiões do interior Norte e Centro.

 

Aviso amarelo devido ao mau tempo

O IPMA colocou esta quarta-feira 11 distritos sob aviso amarelo devido ao mau tempo. O aviso, em vigor a partir das 18 horas nalgumas regiões. Os 11 distritos afetados pelo mau tempo (vento, precipitação e agitação marítima) são Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo. 

Em Lisboa, e nos restantes distritos costeiros (Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo) a agitação marítima agravar-se-á na quinta-feira, subindo o aviso amarelo para laranja até à madrugada seguinte. 

 

Conteúdo Recomendado