Celorico da Beira avança com reconstrução e ampliação da Escola Básica e Secundária

A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai realizar obras de reconstrução e ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, com o objetivo de “criar condições para a prática de um ensino moderno”, foi hoje anunciado.

A autarquia presidida por Carlos Ascensão celebrou, na sexta-feira, o contrato referente à empreitada, a realizar pela empresa Isidro Pires da Silva, Lda., pelo montante de 1.718.552,36 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor).

A autarquia refere em comunicado publicado na sua página oficial da internet que em 2018 candidatou a obra a cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com um investimento total de 2.093.048,88 euros e com uma taxa de comparticipação pelo FEDER de 85%.

Encontrando-se a candidatura “na reta final do processo de aprovação”, o município de Celorico da Beira celebrou o contrato escrito com a empresa adjudicatária da obra, que tem um prazo de execução de 450 dias.

A Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral acolhe toda a população estudantil do concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, num total de aproximadamente 450 crianças e jovens, segundo a autarquia.

A fonte refere que o investimento no setor da educação “desempenha um papel fundamental na qualificação escolar e cultural da população juvenil, bem como da qualificação social e económica do concelho de Celorico da Beira e do território”.

“Ao reorganizar a rede estudantil do concelho, potenciam-se ambientes escolares mais dinâmicos e motivadores, tanto para alunos como para os profissionais do ensino, a par de melhores condições físicas, com edifícios mais funcionais e confortáveis, adequados aos tempos atuais e às tecnologias contemporâneas”, é sublinhado.

Com as obras na Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, o município pretende “aumentar a oferta do ensino escolar básico e secundário, adequando-o de condições de conforto, repondo a eficácia física e funcional do mesmo, numa perspetiva de criar condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, promovendo um ensino inclusivo e estimulante para toda a comunidade educativa”.

O município lembra que o concelho de Celorico da Beira possui cinco estabelecimentos de ensino pré-escolar, seis de ensino básico do 1.º ciclo e um estabelecimento de ensino básico do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

Das 16 freguesias do concelho “apenas seis estão cobertas por estabelecimentos de ensino em funcionamento e, destas, apenas a União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, sede do concelho, está coberta por estabelecimentos de todos os níveis de ensino”, acrescenta.

A fonte refere ainda que toda a oferta ao nível do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, bem como do Ensino Secundário “está concentrada num único estabelecimento de ensino”, sediado na sede concelhia.


Conteúdo Recomendado