Castelo Branco com Roadshow do Ensino Profissional no NERCAB

Castelo Branco acolhe, entre os dias 27 e 28 de maio, mais uma mostra diversificada de cursos profissionais, integrada no Roadshow do Ensino Profissional que tem vindo a percorrer o País, desde o início deste mês.

O local escolhido para assinalar a iniciativa foi o Pavilhão da NERCAB que abrirá as portas aos jovens, em particular aos que se encontram a finalizar o 9.º ano de escolaridade, aos seus pais e encarregados de educação, empresários locais e à população em geral, dando a conhecer a realidade do ensino profissional assegurado pelas escolas (públicas e privadas) do distrito.

Organizada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB) e a Câmara Municipal de Castelo Branco, esta iniciativa permite conhecer diferentes percursos profissionalizantes, sendo assegurada e dinamizada por jovens estudantes que já se encontram no nível secundário. Através de demonstrações e atividades ao vivo, estes jovens explicitam e demonstram as competências profissionais que já detêm, interagindo com os visitantes.

Participam nesta mostra as seguintes entidades formadoras: INETESE; Escola Profissional de Idanha-a-Nova (EPRIN); Escola Profissional Agrícola da Quinta da Lageosa (EPAQL); Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI); Escola Secundária Quinta das Palmeiras – Covilhã; Escola Secundária Campos de Melo – Covilhã; Escola Profissional Agostinho Roseta – Pólo de Castelo Branco; Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA); Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches – Penamacor; Agrupamento de Escolas do Fundão; Escola Profissional do Fundão; Escola Secundária Amato Lusitano e Escola Tecnológica e Profissional da Sertã.

De entre as atividades e ações de dinamização previstas, são de destacar: danças, entre as quais africanas; atividades com personagens “andantes”; música de câmara; outros momentos musicais; demonstrações de serviço de restaurante e bar; oferta de cocktails e aperitivos, tendo por base produtos regionais; apresentação de projetos de Provas de Aptidão Profissional realizadas por alunos; projeção de filmes e de fotografias; montagem de uma horta tubular; rastreios de glicémia e tensão arterial; captação de fotografias junto dos visitantes e oferta das mesmas; cobertura jornalística do evento com transmissão em direto e um workshop sobre assemblagem de computadores portáteis.

De realçar ainda a entrega de prémios e a apresentação, no dia 28 de maio, de projetos de alunos da Escola Secundária Campos de Melo (Covilhã) e da Escola Secundária Nuno Álvares (Castelo Banco), decorrentes da iniciativa Academia Empreender Jovem. Esta iniciativa, desenvolvida pela AIP-CCI, em estreita colaboração com diversas entidades da região de Castelo Branco, entre as quais a NERCAB, tem vindo a fomentar o potencial empreendedor dos jovens do ensino profissional, ajudando a transformar ideias, com elevada apetência para os fatores inovação e tecnologia, em oportunidades de negócio.

Para além da animação assegurada pelos jovens estudantes, o evento conta ainda com a presença de uma “equipa especial de reportagem” – Super Homem, Tintim e April O’Neil – que fará a divulgação do evento e anunciará a chegada a Castelo Branco deste Roadshow.

De forma a assegurar a divulgação de informação sobre os diferentes percursos de qualificação disponíveis, bem como o encaminhamento (quer de jovens, quer de adultos) para os mesmos, marcarão presença no evento os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) promovidos pelo Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, e pela NERCAB.

Sob o lema “Projeta o teu futuro”, esta iniciativa pretende auxiliar os jovens a compreender a forma como o ensino profissional (entendido como qualquer modalidade de nível secundário conferente do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações) constitui uma janela de oportunidade para um futuro promissor.

De referir que os cursos de ensino profissional apostam numa grande proximidade ao tecido empresarial, dotando os jovens de conhecimentos e de competências requeridos pelo mercado de trabalho, sem descurar a possibilidade de ingresso no ensino superior.

Esta iniciativa procura ainda realçar as valências e as apostas estratégicas, em termos de ofertas de educação e formação de cada região, e promover as parcerias existentes, estreitando, desse modo, as relações entre os domínios da educação, da formação e do emprego.

O horário de funcionamento desta mostra, totalmente gratuita e aberta a toda a população, estará compreendido entre 9h00 e as 18h00 (no dia 27 de maio); e entre as 9 horas e as 14 horas (no dia 28 de maio).

A visita inaugural acontecerá no dia 27, pelas 17 horas, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, do Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, do Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Presidente de Direção da NERCAB e de um representante do IPDJ.


Conteúdo Recomendado