Câmara de Trancoso organiza feira para promover castanha produzida no concelho

A Câmara Municipal de Trancoso vai organizar, entre 7 e 9 de novembro, uma feira dedicada à castanha, com o objetivo de divulgar aquele produto agrícola que tem um “grande peso” na economia local, foi hoje anunciado.

Segundo a autarquia de Trancoso, a produção anual de castanha em Portugal é de cerca de 33 mil toneladas, sendo aquele concelho, que faz parte do distrito da Guarda, responsável “por cinco por cento da produção nacional”.

A produção de castanha “gera para os produtores do concelho um rendimento de cerca de três milhões de euros anuais”, refere a fonte.

Ainda de acordo com a autarquia, “a área de castanheiro evoluiu em Trancoso de 855 hectares em 1999 para 1.348 hectares em 2009, o que representa um aumento de 57%” da área de produção.

Trancoso insere-se na zona de produção da denominação de origem protegida de castanha dos Soutos da Lapa, onde predominam as variedades de martaínha e longal.

Estão abrangidas por aquela denominação várias freguesias como Aldeia Nova, Castanheira, Cogula, Cótimos, Fiães, Granja, Guilheiro, Moimentinha, Moreira de Rei, Palhais, Póvoa do Concelho, Reboleiro, Rio de Mel, Tamanhos e Valdujo, entre outras.

O presidente da autarquia de Trancoso, Amílcar Salvador (PS), disse à agência Lusa que a produção de castanha é “uma mais-valia enorme” para o concelho e “extremamente importante em termos de rendimento” para os agricultores locais.

A atividade da apanha da castanha também é “uma grande fonte de rendimento” para os trabalhadores sazonais que anualmente são recrutados na região, assinalou.

Com o objetivo de valorizar a produção agrícola de castanha, a Câmara Municipal de Trancoso e a empresa municipal Trancoso Eventos vão organizar, nos dias 07, 08 e 09 de novembro, no Pavilhão Multiusos daquela cidade, mais uma edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono.

A iniciativa, que nos anos anteriores ocupava apenas um dia, evoluiu para um certame de três dias e contará, para além dos produtores de castanha, com a participação de empresas de maquinaria agrícola especializada para a cultura de soutos, comercializadoras de produtos para tratamento do castanheiro e transformadoras da castanha, associações, cooperativas e instituições ligadas a este setor produtivo.

Segundo a organização, o programa integra “showcookings”, conferências, exibição de jogos tradicionais e espetáculos musicais.

Durante a Feira da Castanha e Paladares de Outono será realizada, nos restaurantes aderentes, a “II Mostra Gastronómica Paladares de Outono”, que inclui a confeção de pratos à base de castanhas.

O evento encerra no dia 9 de novembro com um magusto tradicional aberto a todos os visitantes.


Conteúdo Recomendado