Câmara da Guarda requalifica zona urbana do eixo central da cidade

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou esta segunda-feira que a autarquia vai requalificar as ruas do Comércio e Augusto Gil e quatro locais do denominado eixo central da cidade.

Álvaro Amaro apresentou, esta segunda-feira, publicamente um conjunto de projetos que farão “renascer” a cidade mais alta do país, com destaque para a Rua do Comércio, uma via pedonal do centro da Guarda, que terá uma cobertura em policarbonato compacto transparente.

A intervenção, que surge após a anulação de um concurso anterior, tem o valor global de cerca de 700 mil euros, mas “custará 100 mil euros ao município da Guarda”, por ter financiamento garantido.

Segundo o autarca, o projeto, da autoria do arquiteto João Cláudio Madalena, “vai tapar em 80% ou 90% a zona pedonal e em boa parte a zona que pode ser pedonal ou de automóveis”.

O objetivo é tornar aquela artéria “mais atrativa para os peões”, sem excluir a hipótese de ela ser atravessada por tráfego rodoviário.

O autarca adiantou que a discussão sobre se a via terá ou não automóveis será tomada mais tarde, através da auscultação popular.

Álvaro Amaro referiu que o projeto será “marcante” para a cidade, uma vez que a preocupação do município foi tornar aquela artéria “atrativa, em primeiro lugar, para os peões, para as pessoas”.

Na sessão, o responsável referiu que o município decidiu elaborar os projetos de requalificação da praça em frente da igreja da Misericórdia, da Torre dos Ferreiros, do Jardim José de Lemos e do Parque Municipal.

“É uma verdadeira reforma de todo aquele espaço”, disse, indicando que a intenção será criar “uma grande praça em frente à igreja da Misericórdia e, depois, fazer da Torre dos Ferreiros um verdadeiro polo de atração da Guarda”.

Quanto ao Jardim José de Lemos, a intervenção permitirá fazer com que aquele espaço seja “cada vez mais fruído e visitado”, disponibilizando um jardim “onde as senhoras não enterrem os saltos e os senhores não sujem os sapatos”.

Em relação ao Parque Municipal, é intenção da autarquia torná-lo “mais atrativo, mais seguro e, com isso, mais visitado”.

O custo da intervenção nestes quatro projetos ainda não está calculado, esperando o autarca que as obras no Jardim José de Lemos e no Parque Municipal possam ficar concluídas até ao verão de 2017.

A par destas intervenções, Álvaro Amaro anunciou que o município da Guarda irá requalificar três rotundas (Dorna, Alvendre e Rio Diz) e plantar 2.000 árvores na cidade.


Conteúdo Recomendado