Câmara da Guarda aplaude antecipação das obras na Linha da Beira Baixa

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, aplaudiu esta quarta-feira a decisão do Governo em antecipar as obras de modernização e de eletrificação da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda.

“Esta antecipação e a execução dos projetos… só temos que aplaudir”, disse o autarca PSD/CDS-PP à agência Lusa.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou esta quarta-feira, na Covilhã, que o Governo vai avançar com a intervenção do Corredor Ferroviário Internacional Norte, que abrange as linhas da Beira Alta e Baixa, num investimento de 691 milhões de euros.

O plano prevê a modernização da Linha da Beira Alta e a conclusão da eletrificação da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, troço que está desativado desde 2009.

Uma realidade que se alterará até 2018, garantiu o ministro, explicando que a primeira intervenção decorrerá na Linha da Beira Baixa, com os concursos a serem lançados ainda este ano para que as obras comecem em 2017 e fiquem concluídas em 2018.

“Depois disso, começaremos a avançar com todas as obras na Linha da Beira Alta”, especificou.

Em declarações à Lusa, o autarca da Guarda, Álvaro Amaro, aplaudiu a decisão e disse que o Governo, “que já reverteu tantas coisas, pelo menos esta não reverteu e isso é motivo de aplauso”.

“O seu a seu dono. Não reverteu e fez muito bem”, disse, lembrando que a decisão da beneficiação do troço da Linha da Beira Baixa entre as cidades de Guarda e Covilhã “estava tomada e foi tomada há mais de um ano” pelo anterior Governo.

Recordou que a realização de algumas obras de reabilitação daquele troço ferroviário foi anunciada “há mais de um ano, na Guarda, pelo próprio presidente da Infraestruturas de Portugal” e “já houve concursos anunciados para esse troço há mais de um ano”.

A atual situação “é assim porque houve uma decisão do Governo anterior” liderado por Pedro Passos Coelho, sublinhou.

No entanto, o autarca referiu que conforme elogiou o anúncio feito na altura, faz o mesmo agora em relação “à antecipação das obras”.

Observou ainda que, para a Guarda, a realização de obras na Linha da Beira Alta também é “particularmente importante”, pois as mesmas “entroncarão com a Linha da Beira Baixa”.

“A Guarda tem que ser a grande plataforma ferroviária para a Europa, depois das obras nas duas linhas [Beira Alta e Beira Baixa]. Esse é o grande projeto das próximas décadas para a cidade da Guarda”, reafirmou Álvaro Amaro.


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