Cabeça Aldeia Natal

A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, encontra-se a receber pelo terceiro ano consecutivo o evento “Aldeia Natal”, que destaca a tradição do presépio e exclui o Pai Natal.

Até ao dia 06 de janeiro, aquela povoação da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, “veste-se” de Natal e estará decorada com cenários “inspirados no imaginário de Natal na montanha”.

“Passear pela aldeia, que também é a primeira Aldeia Led do país e que por si só detém uma beleza única pela predominância do xisto, a que se conjuga uma decoração ecológica alusiva ao Natal, onde apenas prevalece a tradição do presépio religioso, sem alusão ao Pai Natal, é a proposta para uma viagem ao imaginário do Natal nesta Aldeia de Montanha”.

Segundo os promotores do evento natalício “Cabeça: Aldeia Natal“, os cenários que decoram a localidade “são inspirados no imaginário de Natal na montanha, na natureza, biodiversidade e respeito pelo meio ambiente”.

Grinaldas de folhas, corações concebidos com musgo e lã da Serra da Estrela, estrelas feitas de desperdícios das florestas e a própria árvore de Natal revestida a pinheiro natural e pinhas, são alguns dos trabalhos decorativos próprios da época natalícia que os visitantes podem encontrar.

Durante o evento, a visita à aldeia, com cerca de 200 habitantes, é ainda complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela.

O evento “Cabeça: Aldeia Natal” é promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça, em estreita parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, o Município de Seia e a União das Freguesias de Vide e Cabeça.




Conteúdo Recomendado