Detenções por violência doméstica este mês na Guarda superam números de 2014

A GNR da Guarda deteve este mês cinco homens em flagrante delito por crimes de violência doméstica, número que ultrapassa os casos registados ao longo do ano de 2014, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, três homens foram detidos por violência física, psicológica e emocional contra os pais e dois por exercerem violência contra as companheiras.

A GNR reconhece que, em menos de um mês, a realização de cinco detenções pela alegada prática do crime de violência doméstica “não é normal”, dado que ao longo de todo o ano de 2014 efetuou apenas quatro.

“Demonstra o esforço e a grande capacidade de resposta e preocupação da nossa instituição em acorrer de imediato a este tipo de situações e em socorrer as vítimas”, justifica a fonte policial.

As ocorrências revelam que apesar da época natalícia “ser de paz e tranquilidade familiar”, ainda há “quem sofra no âmbito deste bárbaro crime [de violência doméstica]”, observou.

No dia 03 de dezembro, os militares detiveram no concelho de Almeida um homem de 42 anos, sem profissão definida, por exercer “violência psicológica e emocional” contra a mãe, com cerca de 70 anos.

O homem, que já estava sujeito a apresentações periódicas no posto policial da área de residência, por ter sido detido no mês anterior pela prática do mesmo crime, foi presente a tribunal e ficou a aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva.

No mesmo dia, no concelho de Trancoso, foi detido um reformado de 64 anos, que “estava a agredir a companheira”, quando a patrulha da GNR chegou ao local.

O detido, com antecedentes criminais por homicídio, foi presente a tribunal que também lhe aplicou a medida de coação de prisão preventiva.

No dia 18, no mesmo concelho, a GNR deteve um homem de 53 anos, desempregado, por agredir a mulher, que ficou sujeito a apresentações periódicas.

No dia seguinte, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, ocorreu a detenção de um homem de 26 anos, trabalhador agrícola, pelo crime de “violência sobre os pais, com mais de 65 anos”, segundo as autoridades.

O detido foi presente a tribunal e ficou em liberdade sujeito a apresentações periódicas nas autoridades da área de residência.

A detenção mais recente foi a de um homem de 36 anos, desempregado, que também exercia violência contra os pais.

O caso ocorreu na segunda-feira, no concelho de Pinhel, estando o detido hoje a ser presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação de eventual medida de coação.


Conteúdo Recomendado