Autárquicas: Jorge Mendes (BE) propoê criar Observatório Social do Concelho da Guarda

O candidato do BE à presidência da Câmara da Guarda, Jorge Mendes, propôs este sábado a criação de um Observatório Social e a implementação de um programa de combate à exclusão social no concelho.

A criação do Observatório Social do Concelho da Guarda e a implementação de um programa de combate à exclusão social que dê “particular atenção às questões da extrema pobreza, da toxicodependência e do alcoolismo”, fazem parte do programa eleitoral autárquico da candidatura do BE, que foi apresentado este sábado na Alameda de Santo André, numa sessão que contou com a presença da eurodeputada Marisa Matias.

Jorge Mendes destacou também que o programa eleitoral do BE inclui “a redução do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] à taxa mínima de 0,3%”.

“O apoio à população envelhecida através de equipas multidisciplinares, a disponibilização de uma casa abrigo para vítimas de violência doméstica, a criação e a implementação de um plano estratégico para a habitação social e de uma agência municipal de arrendamento para a gestão do património subutilizado”, são outras das propostas.

O candidato do BE também defende a “adesão imediata” à tarifa social automática da água, medida que beneficiará cerca de dois mil agregados familiares do concelho, e o reforço dos serviços públicos “para combater a exclusão e as profundas desigualdades sociais”.

Jorge Mendes explicou que o programa do BE para o município da Guarda assenta em oito eixos prioritários: ambiente e sustentabilidade; transparência, participação e democracia; políticas sociais; educação; turismo, lazer e património; reabilitação urbana, património e mobilidade; emprego e economia; e cultura.

Na área do ambiente, o BE defende a criação do “Programa Guarda Verde” que inclui, entre outras medidas, a despoluição dos rios Diz e Noéme.

A criação da figura do provedor do munícipe, de um plano municipal de turismo e outro de cultura, a recuperação do centro histórico da cidade e o projeto “Guarda Cidade Bioclimática”, são outras das sugestões.

Nas acessibilidades, o candidato do BE inclui a abolição das portagens nas autoestradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e, na saúde, a “necessidade urgente” de o Governo completar as obras da denominada segunda fase do hospital.

Da lista liderada por Jorge Mendes à autarquia da Guarda fazem parte, por ordem, Inês Pombo (estudante universitária), Rui Fragona (médico veterinário) e Artur Alves (assistente administrativo).

O BE apresenta como candidata à liderança da Assembleia Municipal a psicóloga Bárbara Xavier.

A autarquia da Guarda é presidida pelo PSD desde 2013, quando o partido ganhou as eleições com o candidato Álvaro Amaro, que repetiu a vitória em 2017.

Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD obteve 61,20% dos votos e cinco mandatos autárquicos, e o PS obteve 23,35% e elegeu dois vereadores.

O município é presidido, desde abril de 2019, por Carlos Chaves Monteiro, que substituiu Álvaro Amaro quando este foi para o Parlamento Europeu.

Na Guarda, além de Jorge Mendes, são candidatos à liderança do município Sérgio Costa (independente), Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Pedro Narciso (CDS-PP), Honorato Robalo (CDU) e Francisco Dias (Chega).


Conteúdo Recomendado