“Vou-me recandidatar porque temos projetos que consideramos extremamente importantes e queremos concluí-los, nomeadamente a Zona Empresarial. E temos consciência de que a nossa recandidatura será uma mais-valia para o concelho, porque sabemos que esses projetos serão concretizados”, disse hoje o autarca socialista à agência Lusa.
Anselmo Sousa, de 60 anos, concorre ao cargo pela última vez devido à limitação de mandatos imposta pela lei.
O candidato referiu que a recandidatura também surge para “dar continuidade ao trabalho feito” nos dois últimos mandatos autárquicos, “nas várias vertentes, tanto ao nível social, como da educação”.
No campo social lembrou que devido à pandemia de covid-19 a autarquia que lidera “soube dar resposta às pessoas mais necessitadas e fragilizadas” do seu concelho, situado no distrito da Guarda.
“E todas as medidas que nós tivemos de apoio ao comércio e de apoio à indústria foram medidas que todos reconheceram como sendo bastante importantes”, admitiu.
O autarca socialista disse à Lusa que também pretende ser reeleito para concretizar o projeto de criação de um regadio no concelho, uma obra que considera importante para a agricultura e para captar novos investimentos agrícolas para o território.
No plano cultural, se continuar na liderança do município, tenciona dinamizar a Aldeia Histórica de Marialva e o polo termal da freguesia de Longroiva.
“O povo da Mêda só tem a ganhar se a nossa recandidatura tiver sucesso”, garante Anselmo Sousa.
O concelho de Mêda está situado numa zona montanhosa de transição entre o Planalto Beirão e o Alto Douro. É limitado a norte e nordeste pelo concelho de Vila Nova de Foz Côa, a sudeste por Pinhel, a sul por Trancoso e a oeste por Penedono.
O município de Mêda é presidido pelo socialista Anselmo Sousa desde 2013.
No atual executivo municipal o PS tem dois elementos, tal como o CDS-PP, e o PSD possui um eleito.
Além da recandidatura do atual presidente do PS, só é conhecida a candidatura do antigo autarca social-democrata João Mourato pela coligação “Juntos pela Mêda” (PSD/CDS-PP).
As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.