Atribuição do nome de "Manuel Cerdeira" a uma rua da Guarda consta novamente de uma proposta

O nome de Manuel Cerdeira Monteiro, antigo presidente da Junta de Freguesia de São Vicente que faleceu há seis anos, deverá ser atribuído a uma das ruas da Guarda.

Isto mesmo consta da proposta de atribuição de designações toponímicas a vários arruamentos do concelho da Guarda, surgida na sequência de uma recente reunião da Comissão Municipal de Toponímia, e que deverá ser submetida à aprovação do executivo municipal.
Se a proposta de atribuição do nome do antigo autarca da Junta de Freguesia de São Vicente (cujo território se integra atualmente na Freguesia da Guarda) for aprovada, será a segunda vez num espaço de seis anos. É que, uma proposta idêntica tinha merecido o aval do executivo municipal, cerca de três semanas após a morte de Manuel Cerdeira. Contudo, que se saiba o seu nome não consta em nenhuma rua da cidade. Agora, a Junta de Freguesia da Guarda avança com uma proposta idêntica, mas também sem indicar qual o arruamento.
Nascido a 24 de outubro de 1941, Manuel Cerdeira viria a falecer a 8 de abril de 2009, vítima de um acidente vascular cerebral. Era presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente desde 2005, eleito pelo PS, tendo sido também dirigente do Núcleo Sportinguista da Guarda.
O documento de atribuição de designações toponímicas a vários arruamentos do concelho da Guarda que deverá hoje à tarde ser discutido e submetido à aprovação constam também diversas outras propostas de designações toponímicas a arruamentos do concelho, entre as quais, a alteração do topónimo “Portas do Sol” para “Porta do Sol” e a futura atribuição do nome de “Dr. Raúl Saraiva” a uma das ruas da cidade.
Especialista em pneumologia, Raúl Gil Saraiva, natural de Frechão (Trancoso), faleceu em 25 de fevereiro de 2012. O médico tratava carinhosamente toda a gente por «meu filho» ou «minha filha» e era apelidado como o «pai dos pobres», por dar consultas gratuitamente aos mais carenciados.
Na carreira hospitalar Raúl Saraiva trabalhou no Hospital da Misericórdia, Sanatório Sousa Martins, mais tarde Hospital Distrital da Guarda, onde ajudou a criar o serviço de Ortopedia. Coordenou o serviço de Hematologia e foi chefe de Equipa do Serviço de Urgência. No Centro de Saúde da Guarda exerceu funções de médico de Clínica Geral, tendo sido nomeado substituto do Delegado de Saúde para o Concelho da Guarda e ainda substituto da Autoridade Sanitária do Distrito da Guarda.
Foi ainda médico no Dispensário Anti-Tuberculoso da Guarda onde desempenhou as funções de coordenador de Tuberculose e de Doenças Respiratórias do SLAT do distrito da Guarda. Fez ainda parte da Direção da Cruz Vermelha da Guarda, foi médico do Clube A Desportiva da Guarda e presidente da Direção.


Conteúdo Recomendado