António Cabanas dedica livro ao Vale da Senhora da Póvoa

António Cabanas, 55 anos, ex vice-presidente da Câmara Municipal de Penamacor, apresentou no passado dia 14 de maio o seu mais recente livro.

Desta vez o tema é o Vale da Senhora da Póvoa e a sua romaria e o lançamento contou com a presença do Secretário de Estado da energia, Jorge Seguro Sanches.

Desde há muito que o sociólogo António Cabanas se dedica ao estudo de temas regionais de cariz sociológico e etnográfico, como o contrabando, as tradições raianas (O Madeiro, a Capeia Arraiana), sendo esta a sua sexta obra literária.

Com este trabalho António Cabanas pretende não só “resgatar a memória de uma aldeia e de uma romaria, cujas origens se perdem na penumbra dos nossos antepassados”, como contribuir para o estudo das relações entre a Igreja e o Estado dos últimos dois séculos. Recorde-se que foram os saldos da romaria da Senhora da Póvoa que permitiram a criação do Hospital da Misericórdia de Penamacor, que deles sobreviveu durante mais de 100 anos.

cartaz

António Cabanas faz questão de se considerar um homem do campo e não um académico que observe, de fora, as realidades rurais. Acha que se não for vivida, nenhuma realidade se conseguirá conhecer verdadeiramente. Por isso persiste em continuar a residir na aldeia, a participar na sua vida coletiva, não como parte de um documento do passado mas como um ator do presente.


Conteúdo Recomendado