A Pousada da Serra da Estrela já brilha

Depois de quase meio século de abandono, o antigo sanatório dá lugar a uma nova Pousada de Portugal, aberta a hóspedes desde 1 de abril.

“Imponente, no alto da montanha, a 1200 metros de altitude”, resume o grupo Pestana em comunicado, surge a novíssima Pousada da Serra da Estrela que, após “uma recuperação ímpar” – a partir de um degradado edifício das Penhas da Saúde – começa a receber hóspedes em abril.

Com projeto base de Eduardo Souto Moura, promete-se “toda a sofisticação e esplendor de outros tempos” neste icónico e quase centenário local erigido a partir de um projeto do histórico arquiteto Cottinelli Telmo.

“Com uma situação privilegiada sobre o vale” (e “acessos fáceis”), a pousada pretende dirigir-se especialmente a famílias e a escapadelas românticas a dois. Segundo o grupo Pestana, gestor da rede das pousadas, “tudo foi estudado ao mais ínfimo detalhe para que o novo projeto conservasse a traça original do edifício”. O projeto envolve um investimento que ronda os 15 milhões de euros devendo levar à criação de 50 empregos.

O complexo oferece 92 quartos (incluindo 12 suites, uma delas “presidencial”, dois quartos com “conceito spa” e dois preparados para pessoas com mobilidade reduzida) a que se juntam piscinas interior e exterior, salas de reuniões e restaurante ou spa. As suites, garantem, têm uma “majestosa vista sobre a paisagem e a serra”.

O edifício original foi construído no início do séc. XX como um sanatório dos funcionários dos Caminhos de Ferro, para que pudessem “beneficiar da localização em sitio calmo e dos ares” serranos. O sanatório fechou há cerca de meio século.

As reservas estão já abertas (no site das Pousadas) e há oferta promocional de lançamento em reservas até 31 de março e estadias até 14 de junho (excepto no período de Páscoa, de 4 a 19 de abril): para duas pessoas, com pequeno-almoço, desde 89 euros por noite (crianças até 12 anos não pagam). Durante a Páscoa, a promoção começa em 99 euros.


Conteúdo Recomendado