"48 Hour Film Project" arranca esta sexta-feira em Castelo Branco

A partir desta sexta-feira às 18h30 vão estar em competição aberta cerca 15 equipas de norte a sul de Portugal (aproximadamente 200 cineastas) numa corrida louca contra o tempo onde vão produzir, realizar e editar curtas metragens de 4 a 7 minutos em apenas 48 horas.

Indiretamente travam também competição, no mesmo fim-de-semana, com cidades como Granada (Espanha), Mumbai (Índia), Gaborone (Botswana), Durban (África do Sul), Glasgow (Escócia). O júri para desta 1ªedição Albicastrense do 48HFP é oficialmente constituído pelo Mário Augusto da Janela Indiscreta; Rui Madruga autor da curta-metragem vencedora de inúmeros prêmios “A Corrida”; e o Prof. da ESART Carlos Reis realizador de documentários sobre a região da beira baixa e prémio especial do Júri no XVII Festival Internacional de Filmes Etnográficos de Belgrado.

Este trio irá garantir a melhor avaliação dos trabalhos produzidos nas frenéticas 48 horas e daqui saíram os premiados para:

A Melhor curta-metragem de Castelo Branco (que vai ser apresentado no Filmapalooza em Hollywood em março de 2015 onde vai competir com 130 cidades de todo o mundo e de onde saíram 15 “curtas” que serão apresentadas em Cannes do próximo ano.) e também para a melhor realização, o melhor argumento, melhor edição, melhor fotografia, melhor ator/atriz, melhor musica, melhor Design de som, melhor efeito especial e as melhores utilizações de uso do personagem, género, adereço e frase.

O grande prémio do público será definido no dia da estreia de todos os filmes do Festival numa sessão aberta a toda a população de Castelo Branco no dia 18 de outubro no Cineteatro. O 48H Film Festival é um festival Internacional de curtas-metragens e em Castelo Branco é produzido pela ST Arte encabeçada pelo City Producer Afonso Fontão e assistido por Carlos Mendes, Ricardo Amorim e António Romão ambos associados e dirigentes desta associação de design de comunicação e ex-alunos da ESART. A ST Arte tomou esta iniciativa e com o objetivo de aproximar o cinema da comunidade de Castelo Branco, foi ao encontro da organização internacional promovendo a cidade como anfitriã deste festival.

Nos meses de outubro (10 a 12- produção das curtas, dia 18 exibição das curtas e grande prémio do publico) e novembro (dia 1 – Gala de entrega de prémios) a cidade tem vários encontros marcados com o cinema! O objetivo da ST Arte é ganhar Cannes!


Conteúdo Recomendado