31 ª Feira Concurso do Jarmelo

No próximo domingo, dia 1 de junho, o Jarmelo voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará promover o mundo rural de toda aquela região.

Procurando mais uma vez promover o encontro, o diálogo e a aproximação entre os setores de atividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, as duas Freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e a ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, organizam mais uma vez a Feira-concurso do Jarmelo, a sua 31ª edição. Desta forma,  Também integrado na 31ª edição da Feira Concurso do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 6º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
A Feira terá início, como é habitual, pelas 8 horas com a chegada dos animais sujeitos a concurso. Pelas 10 horas será efetuada a avaliação/classificação dos animais, para a consequente entrega de prémios aos seus criadores pelas 12h30. Às 13 horas realizar-se-á mais uma vez a degustação da vitela jarmelista e à tarde, pelas 16 horas decorrerá a habitual garraiada. Este ano como grandes novidades da Feira, será promovida uma mostra de Porco Bísaro, uma Feira de Enchidos e um Mercado da Terra. Neste mercado são convidados todos os produtores locais a promover os seus produtos junto dos visitantes do certame, dando a conhecer as suas qualidades.
Durante o dia haverá ainda animação do recinto com a participação de alguns grupos de música tradicional (bombos e concertinas). Para os mais novos, tendo em consideração que o dia 1 de junho é o Dia Mundial da Criança, estarão disponíveis os já populares insufláveis e, como novidade, alguns cavalos, onde os mais novos poderão experimentar a arte de andar a cavalo. Mais uma vez se espera uma grande afluência de visitantes à Antiga Vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convívio e contacto com as vivências do mundo rural. Paralelamente a Guarda Unida Desportiva, associação desportiva da cidade da Guarda, irá promover mais uma edição das “caminhadas com história” até à Feira do Jarmelo. Nas edições anteriores deste popular evento, muitas foram as formas, mais ou menos organizadas, encontradas para ir até ao Jarmelo: através de caminhadas, de bicicleta (BTT), a cavalo, de burro, em motociclos, entre outros. Para os amantes da natureza e do desporto a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo sugere, como forma de chegar até ao Jarmelo, uma caminhada ou um passeio de bicicleta (BTT) pelo Trilho do Jarmelo, que integra Rede Municipal de Percursos Pedonais da Guarda, desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda até ao recinto da Feira Concurso do Jarmelo.


Conteúdo Recomendado