Operadores internacionais procuram negócios no Douro e na Beira Interior

Serra da Estrela

Um grupo de agentes económicos oriundos de nove países vai percorrer as regiões do Douro e da Beira Interior, entre amanhã e o dia 22, para conhecer e comercializar produtos endógenos e pacotes turísticos, anunciou hoje a organização.

Esta viagem de negócios é promovida pelo “Douro e Estrela – in Tourism”, projeto que visa estimular a cooperação empresarial e a internacionalização. Segundo a organização, os importadores, distribuidores e operadores turísticos vêm do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Angola, Índia, Ucrânia, Espanha, Inglaterra e Áustria para conhecer produtos locais ligados à fileira agroalimentar, como vinhos, azeites, queijos ou enchidos, e propostas de circuitos turísticos. Durante uma semana, o grupo vai passar pelos museus dos Descobrimentos e Judaico, pelas aldeias históricas de Sortelha, Linhares, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, com visita ainda à reserva da Faia Brava. Do Museu do Côa vão descer ao Museu do Douro, através de uma viagem de comboio pela Linha do Douro. Copromovido pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), o projeto “Douro e Estrela – In Tourism” organizou em 2013 várias ações de promoção turística internacional. Em junho, um grupo de prescritores visitou o Douro e a Beira Interior, e depois, em setembro, foi em viagem aos Estados Unidos para afirmar o Douro e a Serra da Estrela como destinos turísticos para os mercados externos. O projeto ‘Douro e Estrela – In Tourism’ foi alvo de uma candidatura aos fundos comunitários, através do programa SIAC/COMPETE. O investimento global é de 400 mil euros, pagos por fundos comunitários e privados. O objetivo do projeto passa pela internacionalização, assente no setor de atividade chave – o turismo – complementado com os produtos diferenciadores e que aqui são produzidos, como o vinho, queijo, doçaria, fumeiro ou os enchidos. O projeto quer melhorar os níveis de competitividade das empresas especialmente micro e pequenos e médias empresas (PMME) do território de intervenção, através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais, facilitando por estas vias a penetração no mercado externo. O objetivo é ainda organizar e estruturar a oferta turística do território, o desenvolvimento de estratégias de cooperação de ‘marketing’ e de promoção, melhorar a imagem e notoriedade do território no exterior, aumentar a competitividade do tecido económico do território de intervenção e desenvolver o emprego e aumentar os impactos económicos no território.


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