Portugal eleito o Melhor País da Europa nos EUA

Portugal acaba de ser eleito o “Melhor País da Europa” nos EUA. A eleição foi feita no âmbito do concurso “10 Best Readers’ Choice”, promovido pelo portal 10Best.com em parceria com a secção de viagens do jornal norte-americano USA Today.

Segundo o USA Today, Portugal aparenta ter “roubado os corações dos leitores”, a quem coube a votação, “assegurando a maior fatia dos votos”. A completar o pódio surgem a Itália e a Áustria, segunda e terceira escolha do público, respetivamente.
“Portugal é menos icónico do que outros países mais conhecidos, mas oferece uma riqueza de oportunidades aos viajantes: vilas charmosas, boa comida, música regional fascinante, atrações culturais, uma bonita costa e até ‘surf’ de classe mundial”, escreve a publicação dos EUA a propósito dos resultados.
Embora não tenha revelado o número exato de votos atribuídos a cada um dos 20 países a concurso, o USA Today salienta o “peso” da votação favorável a Portugal e destaca também o segundo e terceiro lugares sólidos da Itália e da Áustria.
“Muito subvalorizado, Portugal tem todo o fascínio de um bonito país europeu”, considera o jornal, que elogia “as vilas empedradas escondidas sob as sombras de castelos medievais e as praias beijadas pelo sol”, bem como a “tradição culinária deleitável” e a existência de “muita história para explorar”.
“Quer seja ao nadarmos nas águas azul turquesa do Algarve, ao bebermos um copo de vinho do Porto num café portuense ou a ouvir o lamento melancólico de um fadista em Lisboa, a beleza subvalorizada de Portugal torna-se óbvia”, conclui a publicação.
Para o USA Today, a principal surpresa na lista dos 10 melhores países da Europa é a Islândia, que ultrapassou “a Grécia, a Noruega e outros países mais exóticos e ‘aterrou’ no top 10”.
A apenas 47 votos do 6.º lugar, entregue a Espanha, ficou a Alemanha, que ocupa a 4.ª posição da tabela. Entre os dois países ficou o Reino Unido, que, “sem barreiras linguísticas para os norte-americanos e com uma riqueza de atrações turísticas bem conhecidas”, conquistou o 5º lugar.

Seguem-se-lhe a Irlanda (7.ª), a França (8.ª), a Islândia (9.ª) e, a fechar a lista, a Suíça (10.ª). Dos nomeados faziam parte, além destes 10 países, a Bélgica, a Croácia, a República Checa, a Grécia, a Hungria, o Montenegro, a Holanda, a Noruega, a Suécia e a Turquia, todos eles selecionados por especialistas da indústria das viagens.


Conteúdo Recomendado