Segundo a IP, a empreitada de conservação tem como objetivo “a reparação das patologias identificadas nas paredes interiores do túnel, nas zonas de entrada e saída, bem como ao nível do pavimento, por forma a garantir reposição das condições de circulação rodoviária”.
A IP refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que a empreitada encontra-se a concurso e em fase de receção de propostas.
De acordo com a nota, os trabalhos a executar contemplam, entre outros, a limpeza e o tratamento das superfícies, a remoção dos fragmentos que apresentem risco de se soltar e a colocação de uma malha de pregagens e cabos metálicos, por forma a sustentar blocos de maior dimensão.
A intervenção contempla também a aplicação de uma rede de dupla torção e a sobreposição de uma rede de alta resistência para a contenção dos blocos de menor dimensão.
A reabilitação dos sistemas de drenagem e a fresagem e aplicação de pavimento com dupla camada de desgaste e com as características técnicas adequadas às condições geográficas e climatéricas onde se situa a via são outros dos trabalhos previstos, segundo a IP.
O túnel rodoviário da Serra da Estrela situa-se na Estrada Regional (ER) 338, no concelho de Manteigas, no distrito da Guarda.
Está localizado ao quilómetro 31,970 da ER338, e constitui “a principal via do maciço central da Serra da Estrela”, de acordo com a mesma fonte.
A IP refere ainda tratar-se de um túnel escavado em maciço rochoso, localizado a uma altitude entre os 1.650 e os 1.700 metros, numa zona sujeita a grandes amplitudes térmicas e a sazonais ciclos de gelo e degelo.