Advogado Lourenço Saraiva lidera candidatura independente em Almeida

O candidato, que nunca militou em partidos, já exerceu as funções de deputado na Assembleia Municipal de Almeida, no mandato de 2009 – 2013, eleito pela lista do PS.

O advogado Lourenço Saraiva, de 41 anos, lidera a candidatura independente à Câmara Municipal de Almeida, designada “Os Independentes”, nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

António José Lourenço Correia Saraiva, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e mestre em Direito pela Universidade Católica de Lisboa, é advogado e agricultor (criador de bovinos da raça Barrosã).

O candidato, que nunca militou em partidos, já exerceu as funções de deputado na Assembleia Municipal de Almeida, no mandato de 2009 – 2013, eleito pela lista do PS.

Lourenço Saraiva disse hoje à agência Lusa que decidiu liderar a candidatura do movimento independente à presidência da autarquia de Almeida, no distrito da Guarda, porque os 24 anos de administração do município pelo PSD, “orientada para a manutenção do poder, arrastaram o concelho para a grave situação em que se encontra”.

“Há 24 anos, o concelho de Almeida tinha cerca de 9.000 habitantes, agora tem cerca de 6.000. Em 2005, o fluxo de turistas registado no turismo municipal era de cerca de 70.000, em 2016 foi de cerca de 35.000 (números da Câmara Municipal de Almeida). Após 24 anos de enormes investimentos, em infraestruturas, eventos, festas e afins, o comércio diminuiu. Há 24 anos, a sede do concelho tinha três agências bancárias, hoje tem uma”, refere, a título de exemplo.

Segundo o candidato, a economia “encolheu”, nas freguesias faltam habitantes, a agricultura não tem escoamento de produções adequado, a indústria é residual e a agroindústria inexistente.

“Não somos contra ninguém, tampouco nos move a crítica destrutiva, quem até hoje esteve no poder, fez o que pôde e soube, mas os factos estão aí, e são, o que são. Os cidadãos têm o dever de lutar pelos ideais em que acreditam, construindo candidaturas alternativas, sérias e credíveis, que enriqueçam as opções de escolha dos eleitores”, justifica.

Disse que sendo eleito presidente da autarquia, a sua gestão será no sentido de “afirmar Almeida, principal fronteira terrestre, no mundo”, apostando, para o efeito, na agricultura, no turismo e na gestão territorial.

A estratégia da candidatura “Os Independentes” passa por “trabalhar todas as áreas que contribuem para os indicadores de conforto e bem-estar de qualquer sociedade”.

“Os independentes do concelho de Almeida existem para poder unir o que outros só conseguem e querem dividir”, sublinha Lourenço Saraiva, que espera ser eleito presidente da Câmara Municipal.

O município de Almeida é atualmente presidido pelo social-democrata António Baptista Ribeiro, que não se recandidata nas eleições autárquicas deste ano devido à limitação de mandatos.

No atual executivo, o PSD tem a maioria, com três elementos, e o PS possui dois.

O PSD candidata o atual vereador António José Machado.

O PS aposta, pela segunda vez, no atual vereador e dirigente associativo Joaquim Fernandes e a CDU candidata o professor Aristides Sampaio.


Conteúdo Recomendado