Prémio Eduardo Lourenço 2017 é hoje entregue a Fernando Paulouro Neves

À noite, a Biblioteca Municipal da Guarda (BMEL) dedica concerto a Eduardo Lourenço.

O prémio Eduardo Lourenço 2017, atribuído nesta edição a Fernando Paulouro Neves, será entregue hoje, sexta-feira, dia 8 de setembro, numa sessão agendada para as 17 horas na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

Fernando Paulouro Neves é o vencedor da 13ª edição do Prémio atribuído anualmente pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI). O Júri do concurso reunido no passado mês de abril na sede do CEI, na Guarda, decidiu por unanimidade distinguir o jornalista, escritor e cronista pela sua notória vocação cultural e cívica ao longo dos últimos 50 anos, no Jornal do Fundão, órgão de referência na história na imprensa nacional, onde foi jornalista, Chefe de Redação e Diretor.

O “Concerto para Eduardo Lourenço” promovido pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) protagonizada pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea da Guarda, está agendado para hoje, às 21h30, na Sala Tempo e Poesia da BMEL.

A fonte refere, em nota enviada à agência Lusa, que o grupo Síntese dará um concerto “que viaja pelo repertório de alguns dos compositores mais significativos da música de câmara dos séculos XX e XXI, europeia e portuguesa”.

“Com estéticas contrastantes, ouviremos o compositor britânico Ralph Vaughn-Williams, a compositora russa Sofia Gubaidolina e os compositores portugueses João Pedro Delgado e Eduardo Luís Patriarca”, acrescenta.

Segundo a BMEL, o ponto alto do concerto será a estreia de uma nova obra de Patriarca, escrita especialmente para este concerto – “Auat VI [Memento]” -, sobre poemas de Gastão Cruz e Maria Teresa Horta.


Conteúdo Recomendado