As salas dos centros comerciais Vivaci Guarda e Serra Shopping, na Covilhã, aderem à iniciativa.
Esta é a primeira edição da Festa do Cinema, organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, para «celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema», num panorama de quebras consecutivas de espetadores e receitas de bilheteira.
Até quarta-feira, os bilhetes vão custar 2,5 euros para qualquer sessão (com exceção dos filmes com óculos 3D), em qualquer das 500 salas de cinema em atividade, universo que abrange todas as capitais de distrito. A Festa do Cinema replica uma iniciativa semelhante que existe em França e, em particular, em Espanha, cuja edição acontece precisamente nas mesmas datas.
Esta atividade acontece num contexto de quebras consecutivas na presença de espetadores nas salas de cinema. Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal registou, em 2014, os piores valores de consumo de cinema em sala, desde 2004, com 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira. No ano passado cada sessão de cinema contou, em média, com 20 espetadores.
Festa do Cinema também passa pelas salas da Guarda e Covilhã
A Festa do Cinema inicia hoje três dias de exibições com os bilhetes a 2,5 euros e espera conquistar, pelo menos, 200 mil espetadores em todo o país.