Esta edição é dedicada aos compositores canadianos, e conta com a “estreita colaboração” da Comunidade Eletroacústica do Canadá (CEC), afirma a organização em comunicado enviado à Lusa.
O Festival em Seia constitui a 35.ª de todas as edições que decorreram desde o primeiro festival, em 2003, em Cracóvia, na Polónia, segundo a mesma fonte.
A iniciativa conta com três concertos: o de hoje, às 21h30, dedicado às miniaturas eletroacústicas, numa curadoria de Jef Chippewa, diretor do CEC.
O concerto de sábado é preenchido pela atuação dos vencedores do concurso Jeu de Temps/Times Play do ano passado, nomeadamente, Line Katcho, Pierre-Luc Lecours, Guillaume Côté, Fernando Alexis Franco Murillo, Sébastien Lavoie e Guillaume Barrette.
No domingo o concerto é dedicado à ‘videomusic’, com curadoria de Joseph Hyde.
A organização salienta ainda, no mesmo comunicado, que 90% do orçamento estimado para esta edição é proveniente do Conselho de Artes do Canadá e do Conselho de Artes e Letras do Estado canadiano do Quebeque.
“Numa altura em que as escolas do Ensino Artístico Especializado, como o Conservatório de Seia, se encontram em situação de precariedade, parcerias como estas pretendem dignificar este ensino e renovar as suas práticas de excelência e inovação musical, esperando que novas gerações valorizem e fomentem o Ensino Artístico de forma consciente e sustentada”, lê-se no mesmo comunicado.