Economia cresceu 0,9% em 2014. Governo esperava 1%

A economia portuguesa cresceu 0,9% em 2014, segundo apontam os dados provisórios hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Nos últimos três meses do ano passado, o PIB cresceu menos do que no trimestre anterior devido à desaceleração do consumo privado.

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,7% em termos homólogos no quarto trimestre de 2014, valor que traduz um abrandamento face à expansão de 1,1% que tinha sido registada nos três meses anteriores.

Esta evolução, acentua o INE, foi “determinada pelo contributo menos positivo da procura interna comparativamente com o verificado no trimestre anterior , refletindo a desaceleração do consumo privado”.

O organismo estatístico oficial acentua, por outro lado, que a procura externa liquida teve um reflexo menos negativo do que o esperado para a variação homóloga do PIB, “devido à aceleração das exportações”.

Olhando para a evolução em cadeia, a economia cresceu 0,5% em termos reais (contra 0,3% no terceiro trimestre) traduzindo o contributo positivo da procura externa líquida, refere o INE.

Em termos anuais, a economia registou assim um crescimento de 0,9%, “em resultado da recuperação da procura interna”. O valor é ligeiramente inferior ao que esperava o Governo e o FMI (1%) e melhor do que o projetado pela OCDE (0,8), mas está em linha com o esperado pelo Banco de Portugal e analistas, que apontavam, para 0,9%

Em 2013, a economia contraiu-se 1,4% e para 2015 o Governo aponta para 1,5% – o valor igualmente projetado pelo FMI e Banco de Portugal.

Os dados hoje conhecidos são ainda provisórios. A divulgação das Contas Nacionais Trimestrais está prevista para 27 de fevereiro.


Conteúdo Recomendado