Três Dias de Música Eletroacústica em Seia

A 21.ª edição do Festival Dias de Música Eletroacústica (DME) decorre a partir de hoje e até domingo na Casa Municipal das Artes, de Seia, com a participação, entre outros, de Pierre-Luc Lecours, Guillaume Côté, Fernando Alexis Franco Murillo e Sébastien Lavoie.

Esta edição é dedicada aos compositores canadianos, e conta com a “estreita colaboração” da Comunidade Eletroacústica do Canadá (CEC), afirma a organização em comunicado enviado à Lusa.

O Festival em Seia constitui a 35.ª de todas as edições que decorreram desde o primeiro festival, em 2003, em Cracóvia, na Polónia, segundo a mesma fonte.

A iniciativa conta com três concertos: o de hoje, às 21h30, dedicado às miniaturas eletroacústicas, numa curadoria de Jef Chippewa, diretor do CEC.

O concerto de sábado é preenchido pela atuação dos vencedores do concurso Jeu de Temps/Times Play do ano passado, nomeadamente, Line Katcho, Pierre-Luc Lecours, Guillaume Côté, Fernando Alexis Franco Murillo, Sébastien Lavoie e Guillaume Barrette.

No domingo o concerto é dedicado à ‘videomusic’, com curadoria de Joseph Hyde.

A organização salienta ainda, no mesmo comunicado, que 90% do orçamento estimado para esta edição é proveniente do Conselho de Artes do Canadá e do Conselho de Artes e Letras do Estado canadiano do Quebeque.

“Numa altura em que as escolas do Ensino Artístico Especializado, como o Conservatório de Seia, se encontram em situação de precariedade, parcerias como estas pretendem dignificar este ensino e renovar as suas práticas de excelência e inovação musical, esperando que novas gerações valorizem e fomentem o Ensino Artístico de forma consciente e sustentada”, lê-se no mesmo comunicado.


Conteúdo Recomendado