XV Festival de Jazz & Blues de Seia regressa em março

Voro Garcia Quintet, Budda Power Blues e Banda Dixcartável são alguns dos grandes nomes na edição deste ano do Festival de Jazz & Blues em Seia.

A 15.ª edição do Festival de Jazz e Blues de Seia terá lugar entre o dia 18 e 24 de março, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. O warm-up para o Festival irá realizar-se no dia 2 de março, pelas 22 horas, com o espetáculo do compositor e guitarrista Nuno Costa.

O Festival apresenta nos primeiros dias (18, 19 e 20), a iniciativa da Big Band EPSE, formada na Escola Profissional da Serra da Estrela, de Seia, que promove atividades de jazz nas escolas do concelho de Seia. Através de temáticas com mensagens fortes do ponto de vista social, a Big Band tem usado temas como “My Favourite Things” ou “Bye Bye Blackbird”, para que as crianças, possam cantar em contexto de sala de aula e, em palco com a banda.

Da programação destaca-se a atuação da banda nacional Budda Power Blues, considerada uma das melhores bandas de Blues do país, que sobem ao palco no dia 22 de março, pelas 22 horas. Para além de um concerto de celebração, pois assinala o 15º aniversário da banda, o concerto será gravado para editar o primeiro disco ao vivo do trio Brancarense, integrado na digressão “Fifteen Long Years Tour”.

No dia seguinte, pelas 15 horas, o trio composto por Ernesto Rodrigues (violino), Fred Lonberg-Holm (contrabaixo) e Rodrigo Pinheiro (piano), apresentam um espetáculo que surge do cruzamento da música erudita contemporânea com o que sobrou da liberdade do jazz. Nessa noite, sobe ao palco do cineteatro Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, três cantoras, amigas e cúmplices, juntas para partilhar o amor pelo jazz e pelas canções que marcaram o seu percurso. O projeto Elas e o Jazz, recriam o universo sempre contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque.

No último dia do Festival, atua um dos maiores músicos de Jazz da atualidade, o trompetista Voro Garcia, considerado uma das referências do Jazz espanhol. A banda, de Valência, é formada por Voro Garcia (Trompete), José Pedro Coelho (Sax Tenor), Jeff Davis (Vibrafone), Demian Cabaud (Contrabaixo) e João Pereira (Bateria).

O XV Seia Jazz & Blues – Festival Internacional de Jazz e Blues de Seia é organizado pelo Município de Seia em parceria com   EPSE – Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE), o Conservatório de Música de Seia, a Casa Municipal da Cultura de Seia e conta ainda com o apoio da ARA Portuguesa.


Conteúdo Recomendado