Vilar Formoso Fronteira da Paz assinala Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

A Câmara Municipal de Almeida, no distrito da Guarda, vai assinalar o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto no polo Museológico Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, celebrado a 27 de janeiro.

A autarquia descreveu que, através da Divisão de Turismo, “associa-se a esta comemoração com o objetivo de homenagear as vítimas do regime nazista, promover a educação sobre o Holocausto em todo o mundo” e “relembrar a importância de Vilar Formoso no acolhimento de milhares de refugiados durante a II Guerra Mundial”. A data será assinalada com um conjunto de atividades que “levará, seniores, jovens estudantes, famílias e grupo de amigos a conhecer o Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”.

O espaço “tem como objetivo honrar a ação do Cônsul Sousa Mendes, mas também recordar a forma como os refugiados foram então acolhidos pelos portugueses”. Em 27 de janeiro de 1945 aconteceu a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, ocupada pela Alemanha, pelas tropas da União Soviética.

Dia Paz

Conteúdo Recomendado