Unidade Local de Saúde da Guarda recebe estudantes americanos

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que vai receber estudantes americanos no âmbito de um programa formalizado com o Saint Mary’s Institute for Educational Excellence, com sede em Washington, nos Estados Unidos.

A ULS refere em comunicado que é “a primeira instituição do interior do país a receber estudantes universitários estrangeiros de medicina, de saúde e graduados recentes, para a realização de programas observacionais hospitalares”, no âmbito do programa designado Atlantis, que já está presente em onze países.

A Atlantis, fundada em 2007, tem como missão proporcionar aos futuros profissionais de medicina e de saúde o fortalecimento das ligações com outros profissionais internacionais, com a dinamização de programas de observação hospitalar.

A Guarda receberá até três programas observacionais da Atlantis, com duração de quatro semanas, no período de 03 de maio a 03 de agosto, cada um com 10 alunos, segundo a nota.

O Conselho de Administração da ULS da Guarda está “naturalmente satisfeito com a escolha da  instituição para este intercâmbio com profissionais de outras culturas” que permitirá “promover a nossa internacionalização e exige um conhecimento sempre atualizado, o que assegura o desenvolvimento da nossa competência na prestação de cuidados de saúde aos nossos utentes.

Esta parceria da ULSG com a Atlantis, coordenada por uma equipa de educadores e técnicos de programas internacionais, estará vigente por cinco anos.

A Atlantis terá a responsabilidade de selecionar os estudantes de pré-medicina, de saúde e de medicina das universidades dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Reino Unido, para serem participantes nos programas Atlantis, que incluem requisitos de confidencialidade e ética. Os alunos que frequentem os programas Atlantis não têm permissão para realizar procedimentos clínicos enquanto estiverem matriculados nos mesmos.

Caberá à ULS a agilização do processo com o contributo dos serviços e profissionais que a integram.


Conteúdo Recomendado