UNESCO aprova candidatura da Serra da Estrela a “Geopark Mundial”

Agora apenas falta o parecer do Conselho Executivo da agência das Nações Unidas.

A região da Serra da Estrela viu ontem aprovada pelo Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO a sua candidatura a Geopark Mundial e fica agora apenas a aguardar o parecer do Conselho Executivo da agência das Nações Unidas. Segundo Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela, a aprovação da candidatura “é o reconhecimento do potencial do território e do seu património natural e cultural”.


A candidatura da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO na 4ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, que se reuniu desde sábado até hoje em Gili, na Indonésia. A candidatura começou a ser preparada em 2014 e foi formulada em 2017 com a entrega do Dossier de Candidatura à UNESCO por parte da Associação Geopark Estrela (AGE), com sede nas instalações do Instituto Politécnico da Guarda – IPG.


“A aprovação da candidatura por parte da UNESCO é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região da Estrela”, afirma Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e que preside também ao IPG. “Um efeito natural deste primeiro passo será o aumento do potencial turístico, económico e social dos municípios que fazem parte do território. E, por conseguinte, o aumento da qualidade de vida das populações”.


A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra – Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia – e, também, pelo Instituto Politécnico da Guarda e pela Universidade da Beira Interior (UBI). A presidência da Associação Geopark Estrela é assegurada pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas, e a vice-presidência por, José Páscoa Marques, vice-reitor da UBI.


Após a aprovação do Conselho de Geoparks Mundiais, a Serra da Estrela fica a aguardar o parecer do Conselho Executivo da UNESCO para ingressar de forma definitiva na lista de Geoparks Mundiais deste organismo das Nações Unidas.


Conteúdo Recomendado