Ultra Rail liga Serra da Estrela à Serra do Açor

De 4 a 6 de setembro terá lugar um ultra trail com uma distância de 180 km que poderá ser disputado individualmente, em regime de estafeta de dois elementos ou por equipas de quatro elementos, com o objetivo de atravessar a Serra da Estrela em direção à Serra do Açor e voltar. O percurso é circular com partida e chegada na Aldeia de Linhares da Beira.

Para quem preferir há uma caminhada de cerca de 15 km que levará os participantes a conhecerem a paisagem circundante de Linhares, partindo de Folgosinho, seguindo pela Calçada Romana dos Cantarinhos rumo a Linhares da Beira.

A prova arranca na próxima sexta-feira, dia 4 de setembro e termina no domingo, dia 6. Quem decidir participar em equipa sabe que a mesma terá de efetuar toda a prova em conjunto e, se algum dos elementos desistir os restantes participantes passam à condição de individuais.

A prova arranca em Linhares seguindo a Rota da Transumância até Folgosinho, aqui os participantes seguem pela calçada romana de Galhardos, Portela do Folgosinho, seguem pela encosta direita do Malhão, e até aqui são 21 km. Seguem agora em direção a Vale do Rossim rumo ao Sabugueiro, seguindo até à Nossa Senhora do Desterro chegando à Lapa dos Dinheiros, aqui os participantes já contam com 44 km nos pés. O objetivo a partir daqui é seguir até Valezim, 1ª Base de Vida onde encontram apoio e um local para descansar, são 50 km desde o ponto de partida. A próxima meta é Vide, seguindo até Colcurinho, já com 70 km percorridos, na Foz da Égua encontram a 2ª Base de Vida, a 82 km do ponto de partida. Seguem agora rumo a Penedos Altos, e seguem para Fórnea. O próximo objetivo é Covanca onde os participantes já levam 95 km de prova. Daqui vão para Pico da Cebola e Malhada Chã, seguem rumo a Nascente do Ceira, alto do Açor, Marco do juízes, Pedras Lavadas e Teixeira de Baixo. São 118 km desde o ponto de partida.

O Ultra Trail ainda tem muito para dar e os participantes deverão seguir, agora, pela Rota da Água até Alvoco da Serra, com o objetivo de chegar à Torre, a 133 km de Linhares. Seguem pelo Trilho do Major, Vale Glaciar, passam por Manteigas, Casa da Roda Inatel e aqui encontram a 3ª Base de Vida, com 148 km de prova no corpo. Seguem agora até ao Covão da Ponte, rumo a Assedasse e Salgueiro de Baixo. O próximo objetivo é o Cruzamento para Linhares e Videmonte, já foram percorridos 172 km, o destino é a meta em Linhares.

Esta é uma prova dura, feita para resistentes. Para o fim de semana estão previstas temperaturas altas durante o dia e bastante baixas para a noite, o que aumenta a dureza da prova. A beleza das paisagens é o combustível dos atletas que, nesta prova, desafiam limites e conhecem-se mais profundamente num contacto brutal com a natureza e com a condição humana. Os interessados podem efetuar a sua inscrição aqui.

A prova é organizado pela  Fundação INATEL e a Associação Desportiva OMUNDODACORRIDA.COM.


Conteúdo Recomendado