UBI assina protocolo de cooperação com Município da Madalena (Açores)

As medidas deste protocolo preveem que, em cada ano letivo, e sempre que possível, o Município da Madalena facultará estágios a finalistas dos cursos ministrados pela UBI.

No passado dia 29 de maio, a Universidade da Beira Interior (UBI) assinou um protocolo com o Município da Madalena, da Ilha do Pico, no âmbito do qual a academia se torna uma parceira da Câmara para as tarefas de caracterizar e procurar estratégias de desenvolvimento para o concelho açoriano.

O documento foi assinado pelo presidente do Município da Madalena, José António Soares, e pelo Reitor da UBI, António Fidalgo, e prevê a cooperação nos domínios da informação, investigação e da extensão universitária.

Para José António Soares, é importante contar com as competências científicas da UBI nas mais diversas áreas, uma vez que “o nosso concelho está em expansão e é necessário que não sejamos apenas nós, de dentro, a ajuizar a tomada de decisões. É preciso agora ter a parte científica, que estude o concelho, que o caracterize e veja para onde é que podemos ir”.

Com este protocolo, a Universidade da Beira Interior oficializa uma parceria com mais uma autarquia, contribuindo assim para o desenvolvimento do país. Desta vez, associa-se a um Município que é conhecedor das capacidades de ensino, investigação e aplicação de conhecimento da UBI.

O presidente da Câmara de Madalena dá como exemplo os estudantes locais que fazem parte da academia da Covilhã: “Além do know how que existe na Universidade, a escolha da UBI também teve que ver com a grande proximidade que sentimos, pelos muitos alunos que vieram estudar para cá. Alguns deles são mesmo colaboradores do município”.

Segundo uma nota da autarquia, este protocolo estabelece formas de cooperação como realização de estudos e projetos de investigação, organização conjunta de eventos científicos e intercâmbio de informações estatísticas e de outra natureza, provenientes de levantamentos e investigações que possam resultar num aproveitamento de sinergias.

As medidas deste protocolo preveem que, em cada ano letivo, e sempre que possível, o Município da Madalena facultará estágios a finalistas dos cursos ministrados pela UBI, em número, áreas e períodos a designar, proporcionando a inserção de recém-licenciados no mercado de trabalho.


Conteúdo Recomendado