Turismo do Centro apresenta roteiros “Road Trips Centro de Portugal”

O Roteiro da Serra Estrela viaja pelas aldeias históricas, parques naturais, cidades-montanha e povoações serranas dos diversos concelhos do distrito da Guarda.

O Turismo Centro de Portugal apresentou ontem, dia 29 de julho, no Centro de Congressos de Aveiro, os roteiros “Road Trips Centro de Portugal – 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”.

Estes roteiros temáticos de descoberta e exploração da diversidade do Centro de Portugal recuperam o conceito de viajar de carro (“Road Trips” são “Viagens por Estrada” em português), a dois, em família ou entre amigos. De acordo com o Turismo Centro de Portugal “os roteiros desafiam os turistas a explorar o território e a aumentar o seu tempo de estada na região”.

Na ocasião foram apresentados 8 roteiros, a Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. Cada um deles contempla propostas de 8 viagens de 3 dias. As propostas de viagem integram não só os produtos turísticos mais distintivos das 8 Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro, como museus, praias, iguarias tradicionais, mas também dá a conhecer o Património Mundial do Centro. Os roteiros incluem ainda informações práticas sobre como usufruir de experiências mais sustentáveis para os territórios e menos impactantes para o ambiente.

A apresentação contou com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da CIM Região de Aveiro, Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e vários autarcas e representantes das CIM da região Centro de Portugal.

Segundo Pedro Machado, os roteiros “são o fruto de um trabalho conjunto de dimensão significativa, que envolveu a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e as oito Comunidades Intermunicipais deste território. É um trabalho ininterrupto que dura já há quatro anos e meio”.

Carlos Martins, da Opium, fez a apresentação técnica dos roteiros e explicou que os roteiros propõem um total de 36 dias de viagem: três por cada uma das oito CIM e três por cada um dos quatro lugares Património da Humanidade no Centro de Portugal.

No final da cerimónia de apresentação, Ana Abrunhosa felicitou o Turismo do Centro pelos roteiros, acrescentando que trabalho da CCDRC é “ajudar a criar riqueza na região”.

Os roteiros estarão disponíveis nos principais postos de turismo do Centro de Portugal, no entanto, também podem ser consultados e descarregados gratuitamente, AQUI.


Conteúdo Recomendado