Turismo do Centro apresenta projetos inovadores na Feira Ibérica de Turismo

O Turismo Centro de Portugal (TCP) anunciou esta quarta-feira que vai estar presente, com projetos inovadores relacionados com produtos tradicionais da Serra da Estrela, na segunda Feira Ibérica de Turismo (FIT), que começa hoje na Guarda.

“Além da comunicação dos diferentes ativos turísticos existentes no território regional, a TCP dá a conhecer no seu espaço expositivo projetos inovadores relacionados com produtos tradicionais da região da Serra da Estrela e cuja abordagem reflete uma linguagem moderna e contemporânea”, refere aquela entidade regional de turismo em comunicado.

Segundo a nota, os visitantes da FIT “têm a oportunidade de conhecer o processo de fabrico dos tradicionais cobertores de papa, dos sabonetes de lã, assim como novas aplicações para um material tradicional – o burel”.

Aquela entidade, presidida por Pedro Machado, adianta que a Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, na Guarda, marcará presença no seu espaço expositivo com um pequeno tear para tecelagem de cobertores de papa (também conhecidos por cobertores de pelo, que antigamente eram utilizados pelos pastores) e com a produção de sabonetes com lã.

Patrícia Ribeiro (da insígnia Sweet Mary) apresentará trabalhos em burel (capas para tablet, mochilas, etc.) e vai estar a trabalhar ao vivo.

Na feira de turismo que vai decorrer no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, entre quinta-feira e domingo, o TCP também dará destaque à aplicação JiTT – just In Time Tourist Guarda, “uma aplicação móvel, gratuita, única no mercado, que conta as histórias das cidades de acordo com o tempo disponível do utilizador”, disponibilizada nos sistemas IOS e Android.

“Com base em tecnologia GPS, a aplicação parte da localização geográfica do utilizador e encaminha-o para os locais mais interessantes através de um mapa detalhado”, refere a nota.

Aquela entidade fará ainda a apresentação do mapa do Parque Natural da Serra da Estrela – Maciço Central e Vale Glaciar do Zêzere, na escala 1:25 000 e legendado em Português, Inglês, Espanhol, Francês e Alemão.

Segundo a fonte, o mapa contém informação relevante para o conhecimento da região e inclui uma rede de percursos pedestres e pontos turísticos de interesse como museus e equipamentos, termas, alojamentos, aldeias de montanha, vistas panorâmicas, praias fluviais, lagoas, entre outros.

A FIT, organizada pela Câmara Municipal da Guarda, conta com mais de uma centena de expositores nacionais e espanhóis ligados ao turismo.

A feira “pretende promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis, abrindo as portas a novos mercados, bem como a produtos turísticos diferenciadores, e ainda dar a conhecer o património natural e histórico e a gastronomia, atraindo turistas, visitantes e também investidores que possam fixar-se na Guarda”, segundo a organização.

O evento será inaugurado pelas 15 horas de hoje pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.


Conteúdo Recomendado