Turismo de Portugal apoia Rota Raia Norte

A Rota Raia Norte visa a criação e dinamização de áreas de serviço para autocaravanas e a implantação de plataformas de bicicletas elétricas no território transfronteiriço Duero-Douro.

A Rota Raia Norte é uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, tendo sido um dos projetos apoiados pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar, com um montante superior a 250 mil euros para a ampliação e dinamização de uma rota de apoio ao autocaravanismo e ao turismo itinerante, criando mais oferta turística e reforçando a existente, no território, num investimento total superior a 400.000,00 Euros.

A Rota Raia Norte visa a criação e dinamização de áreas de serviço para autocaravanas e a implantação de plataformas de bicicletas elétricas no território transfronteiriço Duero-Douro, nomeadamente nos municípios de Vinhais, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, e ainda na Freguesia de Picote, em Miranda do Douro, e na União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, em Bragança, os membros mais recentes do AECT Duero-Douro.

A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, teve lugar em Macedo de Cavaleiros, no passado dia 5 de Agosto, e foi presidida pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, tendo contado ainda com a presença de Luis Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte.

Em representação do AECT Duero-Douro estiveram presentes José Luis Pascual, Diretor Geral, Vitor Moreira, Vice-Presidente desta entidade e Vice-Presidente do Município de Torre de Moncorvo, Evaristo Neves, Coordenador Territorial da entidade e Vice-Presidente do Município de Mogadouro, e Jorge Lourenço, Presidente da Freguesia de Picote.
Com o projeto “Raia Norte”, o AECT Duero-Douro, atualmente constituído por 215 entidades da raia portuguesa e espanhola, pretende criar uma das maiores rotas da Europa para apoio ao autocaravanismo e ao turista itinerante, com a criação de mais de 30 áreas de serviço no território transfronteiriço.

Em Portugal, no território Duero-Douro, está prevista a criação de um total de 14 estações de serviço para autocaravanas e a implantação de 12 plataformas de bicicletas elétricas, entre outras atividades a desenvolver, no âmbito do projeto aprovado.

Hoje em dia, é fundamental gerar atrativos variados nos territórios de baixa densidade, sendo o turismo itinerante um importante meio para a dinamização local, aumento de emprego, sustentabilidade e crescimento económico local.


Conteúdo Recomendado