Troço da Linha da Beira Baixa entre Covilhã e Guarda adjudicado este mês

Estação da Guarda

O Ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou segunda-feira nas audições parlamentares do debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2018 que ainda este mês será adjudicada a empreitada de requalificação do troço da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda.

Trata-se de um projeto de 65 milhões e o Governo pretende que as obras estejam no terreno no primeiro trimestre de de 2018. Será, assim, retomada uma obra que até já havia tido algumas empreitadas, como por exemplo a melhoria da via entre Caria e Belmonte (7,5 milhões de euros) e a reabilitação do túnel do Barracão (2,5 milhões). Por isso, os trabalhos incidirão em 46 quilómetros, entre Guarda e Belmonte e mais à frente entre Caria e Covilhã.

O ministro Pedro Marques adiantou ainda que também está prevista a aquisição de novos comboios a partir do próximo ano, denominados bi-modo, que tanto podem circular a diesel, como conetados às linhas eletrificadas. O Governo admite que o material circulante das linhas regionais está degradado.

Ainda em relação à região, Pedro Marques garantiu ainda que no próximo ano será lançado o concurso para a ligação rodoviária da A25 à auto-estrada espanhola, evitando assim a circulação obrigatória pelo interior de Vilar Formoso e pelo antigo edifício da fronteira.


Conteúdo Recomendado