Três novas empresas instaladas no UBImedical

A estrutura criada pela UBI para apoiar o cluster da saúde em Portugal fica reforçada com novas ideias de negócio, em regime de incubação e spin-off.

O UBImedical continua a sua missão de receber e apoiar as ideias inovadoras na área da saúde e conta desde este mês de outubro com três novas empresas. Estas empresas – duas delas em regime de incubação e uma spin-off – passam a beneficiar das condições disponíveis na estrutura criada pela Universidade da Beira Interior (UBI) para impulsionar o empreendedorismo num sector no qual a instituição se tem evidenciado no ensino e investigação. As três novas empresas têm a designação de Zonicstech, Geo4Health e Sci & Tec.

A Zonicstech tem como missão desenvolver soluções de engenharia avançada com enfoque na eletrónica médica e na prestação de serviços de consultoria em vários domínios das ciências da saúde e da vida. Um dos produtos que a empresa tem em desenvolvimento é um circuito integrado (ASIC) para aquisição e tratamento centralizado de sinais fisiológicos de vária ordem.

Quanto à Geo4Health, trata-se de uma empresa prestadora de serviços e consultoria na área de Hidrogeologia Médica, Ambiente, e Engenharia. A sua missão passa por salvaguardar a saúde, a economia, os recursos endógenos e minimizar exposições a agentes patológicos no ambiente.

Já a Sci & Tec – Plataforma de simulação online e de auto-aprendizagem, mimetiza ambientes laboratoriais para fins de ensino, auto-aprendizagem e formação.

As três empresas ficam agora a funcionar num espaço de excelência criado para articular a ligação entre a Universidade e o mundo empresarial que tem por objetivo agilizar a transferência de conhecimento na busca de novas tecnologias, permitindo às empresas desenvolver a investigação e os testes laboratoriais necessários à efetiva comercialização de novos produtos, gerando valor acrescentado para a economia. Com a esta estrutura, a UBI dá o seu contributo para enriquecer o cluster da saúde em Portugal, atuando como spill-over na ligação da Universidade ao mercado.


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