Trancoso vai inaugurar Centro de Inovação Social para apoio a idosos

O Centro de Inovação Social vai dar resposta às necessidades locais e será um equipamento “dinâmico” diz o autarca.

O município de Trancoso tenciona inaugurar em abril um Centro de Inovação Social para dar resposta às necessidades dos idosos daquela cidade do distrito da Guarda, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, a autarquia assumirá as despesas com o funcionamento do espaço e afetará alguns recursos humanos para que seja “um centro ao longo do dia onde as pessoas se encontrem, com muitas atividades, desde a pintura, aos jogos e à tecelagem”.

“Queremos que seja um espaço dinâmico, podendo, eventualmente, por uma questão de prestar mais serviços na área da alimentação ou do vestuário, ter uma parceria com alguma associação ou instituição particular de solidariedade social”, referiu o autarca à agência Lusa.

Amílcar Salvador explicou que o novo equipamento de apoio à população idosa da cidade de Trancoso já fazia falta, reconhecendo que serviços idênticos já existem “em freguesias mais pequenas” do concelho.

“São muitas as pessoas que temos aqui em Trancoso [na cidade], já com uma certa idade” e são “muitas as famílias” que têm dificuldades em deixar os seus familiares durante o dia, indicou o autarca.

O Centro de Inovação Social vai dar resposta às necessidades locais e será um equipamento “dinâmico”, vaticina Amílcar Salvador.

O município de Trancoso assinala que “o processo de envelhecimento ativo da população, por via do aumento de esperança média de vida, é um desafio que se coloca às sociedades atuais”.

“Esta estrutura social é de crucial importância na resposta às consequências do envelhecimento, proporcionando aos ‘seniores’ uma vida mais ativa e autónoma”, remata.

O novo equipamento, que custou cerca de 200 mil euros, ocupa um edifício localizado junto das antigas escolas primárias da cidade, que foi reabilitado e adaptado às novas funções pela Câmara Municipal de Trancoso.

O Centro de Inovação Social foi financiado com uma comparticipação comunitária de cerca de 161 mil euros no âmbito do PARU – Plano de Ação de Reabilitação Urbana.


Conteúdo Recomendado