Trancoso assegura 5% da produção nacional de castanha

Concelho integra Região Demarcada dos Soutos da Lapa.

“A produção de castanha em Portugal é de cerca de 33 mil toneladas, das quais 70% são exportadas. Trancoso é responsável por 5% da produção nacional que gera para os produtores do concelho um rendimento de cerca de 3 milhões de euros anuais”, adiantou ao Jornal A Guarda a Câmara Municipal de Trancoso presidida por Amílcar Salvador.
Segundo a autarquia, “a área de castanheiro evoluiu em Trancoso de 855 hectares em 1999, para 1348 hectares em 2009, o que representa um aumento de 57%”. Aquele concelho do distrito da Guarda integra uma das quatro regiões demarcadas de produção de castanha, a DOP Soutos da Lapa, “detendo o maior número de explorações e área plantada nesta região”. As variedades protegidas por esta denominação de origem são a Longal e a Martaínha. Ambas podem ser utilizadas para o mercado de fresco ou para a indústria e têm bom sabor e poder de conservação. A variedade Martaínha é mais precoce e é de maior calibre que a Longal, por isso, é mais valorizada no mercado e tem merecido maior preferência dos produtores em detrimento da Longal. “A variedade de castanha Martaínha é verdadeiramente a imagem de marca da castanha de Trancoso e da DOP Soutos da Lapa”, de acordo com a autarquia.
O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, referiu ao Jornal A Guarda que a produção de castanha “é uma mais-valia enorme”, sobretudo em determinadas Freguesias como Tamanhos, Fiães, Aldeia Nova e Torre do Terrenho. “É, sem dúvida, extremamente importante em termos de rendimento para os nossos proprietários” e também para absorver alguma mão-de-obra da região, embora sazonal. “São 3 a 4 semanas (desde finais de outubro até à época de São Martinho) em que estão muitas pessoas a trabalhar na apanha da castanha, que é um produto de excelência e é uma grande fonte de rendimento”, acrescentou.
Tendo em conta a importância da produção de castanha para a economia do concelho, a Câmara Municipal de Trancoso agendou, para os dias 7, 8 e 9 de novembro, a realização de mais uma Feira da Castanha e Paladares de Outono. “Será um grande fim-de-semana dedicado à castanha. Será uma feira do género da Feira do Fumeiro”, garante o autarca.


Conteúdo Recomendado