Trail do Cerco em Celorico da Beira

A Câmara Municipal de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, organiza dia 3 de dezembro o I Trail do Cerco.

A iniciativa é inspirada “numa lenda que está associada à vila Celorico da Beira, na qual se exalta a bravura, a resistência, a lealdade, a inteligência e a audácia do seu Alcaide, Fernão Rodrigues Pacheco”, descreve a autarquia. De acordo com a informação da Câmara, a história remonta ao tempo do cerco interposto por Afonso, em 1245, com vista à conquista deste território que se mantinha fiel ao seu irmão, D. Sancho II, rei de Portugal, entretanto deposto e a viver em terras de Toledo.

O Alcaide conseguiu com uma simples truta, que uma águia deixou cair dentro da fortaleza, ludibriar e convencer o inimigo da existência de víveres em abundância e da impossível rendição das leais gentes de Celorico, levando-o a pôr fim à invasão. A prova é inspirada na “capacidade de resistência e sofrimento dos celoricenses sitiados e, em especial, a astúcia e audácia do seu Alcaide”.

O I Trail do Cerco – Celorico da Beira inclui dois percursos competitivos, um longo de 23 quilómetros (Km), e um curto, de 14 km, e uma caminhada, de 09 Km. A concentração dos participantes está agendada para as 8h30, no Jardim Parque Carlos Amaral. As inscrições para o evento estão a decorrer na plataforma Acorrer. A atividade desportiva culmina com um almoço convívio entre participantes, acompanhantes e organização, que terá lugar no Mercado Municipal.

Trail Cerco

Conteúdo Recomendado