Tráfego cresce em todas as autoestradas portuguesas

O tráfego nas autoestradas nacionais aumentou em março, em média, 5,2%, revelam dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. A concessão da Beira Interior foi a que teve menor crescimento do tráfego médio diário, 4,5%.

O tráfego médio diário nas autoestradas nacionais cresceu 5,2%, em termos médios ponderados, em março passado, face ao mesmo mês de 2014, seguindo a tendência verificada também em janeiro (mais 5%) e fevereiro (mais 6,6%).

De acordo com o relatório de tráfego do primeiro trimestre deste ano, divulgado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), todas as concessões rodoviárias registaram nestes três meses aumentos na circulação.

No mês de março, o maior aumento, de 22,5%, verificou-se na concessão Douro Litoral, que também em janeiro e fevereiro tinha crescido mais de 14%, em termos homólogos.

Seguiu-se a antiga Scut do Algarve, onde o acréscimo foi de 15,1% e a do Grande Porto, onde houve um aumento de 12,3%. Com uma subida do tráfego de dois dígitos esteve ainda concessão Norte, onde a circulação, segundo o IMT, aumentou em março 10,1%.

De acordo com o relatório, as concessões Brisa e Beira Interior foram, pelo contrário, as que tiveram menores crescimentos do tráfego médio diário, de apenas 2,9% e 4,5% respetivamente.

Depois de nos últimos anos, a circulação nas auto-estradas nacionais ter registado forte quebra, os primeiros sinais de recuperação forma sentidos pelas concessionárias em finais do ano passado. Os primeiros dados agregados de 2015 confirmam a tendência de crescimento.


Conteúdo Recomendado