Todos os distritos com risco muito elevado e elevado de exposição aos raios UV

Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Braga, Porto, Lisboa, Aveiro, Bragança, Portalegre, Setúbal, Évora, Coimbra, Beja e Faro, no continente, e Funchal e Porto Santo, no arquipélago da Madeira.

Em risco elevado de incêndio estão o distrito de Viana do Castelo, no continente, e as ilhas das Flores, Terceira, São Miguel e Faial, nos Açores.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até meio da manhã e no interior durante a tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de nordeste até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro, pequena subida da temperatura máxima e descida da mínima no litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Coimbra) e os 20 (em Faro, Portalegre e Castelo Branco) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 35 (em Évora).

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até meio da tarde e vento moderado de nordeste, por vezes forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h), nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 27 graus.

Nas ilhas das Flores e Corvo, grupo ocidental dos Açores, prevê-se céu nublado por nuvens altas na madrugada, tornando-se muito nublado, períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros na tarde, possibilidade de trovoadas e vento sudoeste fresco com rajadas até 50 km/h, rodando para oeste moderado na tarde.

O IPMA prevê para as ilhas Terceira, Graciosa, Faial, Pico e S. Jorge, no grupo central, céu pouco nublado na madrugada, tornando-se muito nublado, possibilidade de chuva fraca ou chuvisco a partir da tarde e vento fraco a bonançoso de sudoeste.

Nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco a bonançoso de sudoeste.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 22 e os 29 graus, na Horta entre os 22 e os 28, em Angra do Heroísmo entre os 22 e os 27 e em Ponta Delgada entre os 21 e os 27.


Conteúdo Recomendado