Teatro das Beiras na Mostra de "Cenas de Novembro" em Serpa

A Companhia de Teatro Baal17 vai promover, entre 6 e 22 de novembro, em Serpa, no Baixo Alentejo, a primeira mostra de teatro “Cenas de Novembro”, com espetáculos de seis companhias para os públicos geral e infantil.

Trata-se de uma “mostra do que se faz de norte a sul” de Portugal, “abrindo também caminho à reflexão e à discussão sobre o teatro de hoje fora dos grandes centros urbanos”, explica a Baal17, de Serpa, no distrito de Beja, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

A mostra inclui seis espetáculos, três para o público geral, no Cineteatro Municipal de Serpa, sempre a partir das 21h30 e seguidos de conversas informais com os seus responsáveis artísticos, e três destinados ao público infantil, no Musiberia – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, sempre a partir das 16 horas.

A mostra começa no dia 6 com o primeiro espetáculo para o público geral, “Sabina”, uma comédia satírica da companhia AL Teatro, de Silves, no distrito de Faro, uma adaptação de “Sabina Freire”, a única obra teatral de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa.

A oferta para o público em geral inclui também os espetáculos “Sonatina”, pelo Projeto Ruínas, de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, no dia 13, e “Cicatriz”, pelo Trigo Limpo Teatro Acert, de Tondela, no distrito de Viseu, no dia 20.

O espetáculo “Sonatina” é uma adaptação da obra inédita e com o mesmo nome de José Miguel Gervásio e que conta a “história de amor entre duas pessoas marcadas pelo desejo pela normalidade na vida”.

“Cicatriz” é um espetáculo de “humor satírico em tempos absurdos” baseado num texto original do dramaturgo galego Carlos Santiago.

A oferta para o público infantil arranca no dia 8 com “Guarda Mundos”, um espetáculo da companhia Teatro da Didascália, de Joane, no concelho de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, “construído sobre um objeto muito particular, o guarda-fatos”.

“Cavaleiro Procura-se”, pelo Teatro das Beiras, da Covilhã, no dia 15, uma “homenagem aos saltimbancos, trota mundos e ao seu teatro ambulante”, e “Espantalhadas”, da companhia Lêndias d’Encantar, de Beja, no dia 22, que conta a história de dois “espantalhos de profissão”, Barnabé e Filomena da Conceição, são os outros espetáculos da mostra destinados ao público infantil.

A mostra, promovida no ano em que a Baal17 comemora 15 anos, “continua a aposta” da companhia “no reforço da programação teatral regular”, após seis edições do ciclo de programação mensal Novos Palcos, que decorreram entre 2009 e 2014.


Conteúdo Recomendado