Solar do Vinho da Beira Interior inaugurado no dia 25

​O Município da Guarda assinala o 44º aniversário da “Revolução de Abril” com uma série de iniciativas na Guarda e no concelho, nomeadamente as inaugurações do Solar do Vinho da Beira Interior, futura sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.

Pela ocasião será também inaugurado o Campus Internacional de Escultura Contemporânea e a exposição “Gente de Abril” no Jardim José de Lemos.  Homenagens a título póstumo, pelo trabalho desenvolvido em prol do concelho enquanto o exercício de funções autárquicas; assinatura de um Protocolo de Cooperação; um Torneio de Basquetebol e um grande concerto de encerramento das comemorações, por Rui Veloso completam as celebrações do 25 de Abril.

O programa das comemorações tem início com o Hastear da Bandeira, às 10h30, junto ao edifício dos Paços do Concelho, cerimónia que conta com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, de Gonçalo e de Famalicão da Serra.

As comemorações prosseguem no Jardim José de Lemos, às 11h00, com a inauguração da exposição “Gente de Abril”.

Meia hora mais tarde, 11h30, será inaugurado o Campus Internacional de Escultura Contemporânea, no Bosque do CEI/BMEL, seguida da assinatura do Convénio de Colaboração entre os Municípios de Guarda e Santa Marta de Tormes, província de Salamanca, no mesmo espaço.

Ao final da manhã, pelas 12h45, será assinado nos Trinta o Acordo de Cooperação “Remodelação do Edifício Sede da Junta de Freguesia e Criação do Centro de Recursos Partilhados – Casa Tavares”, entre o Município e a União de Freguesias de Corujeira e Trinta.

O desporto também fará parte das comemorações com o Torneio de Basquetebol 25 de Abril, entre as 14h00 e as 18h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de S. Miguel.

A evocação da efeméride prossegue às 15h00, com o descerramento de Placas de Homenagem, a título póstumo, a Manuel Cerdeira Monteiro, Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, entre 2002 e 2009, localizada na Av. Cidade de Safed – Jardim/Fonte interativa e, às 15h30, a Joaquim Pina Gomes, Presidente da Câmara Municipal da Guarda entre 1958 e 1966, no Jardim do Largo 1º de Dezembro.

Neste dia, a autarquia destaca ainda “a inauguração do Solar do Vinho da Beira Interior, futura sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, pelas 16h30, localizado no Largo das Freiras – Solar Teles de Vasconcelos.”

O programa comemorativo da “Revolução dos Cravos” termina em grande com Rui Veloso no palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, às 21h30.




Conteúdo Recomendado