UBI vai ter Centro de Competências em Cloud Computing

O C4 tem um Conselho Superior Estratégico, composto pelo reitor da UBI, António Fidalgo, o presidente da CIM-BSE, os presidentes do IPG e IPCB, e ainda dois representantes de empresas de referência do setor.

Custará cerca de 1,7 milhões de euros e terá uma equipa de 20 investigadores o C4 – Centro de Competências em Cloud Computing, promovido pela Universidade da Beira Interior (UBI) para investigar e criar conhecimento nas áreas da computação na cloud, cloudificação de aplicações, prospeção de dados e infraestrutura da cloud.

Esta estrutura é considerada estratégica para alavancar a UBI e a economia da região no domínio das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), estando a ser trabalhada intensamente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

O centro vai trabalhar em quatro linhas de investigação, designadas de “Sistemas Cloud”, “Aplicações Cloud”, “Prospeção de Dados na Cloud” e “Cloudificação da Administração Pública”. No seu conjunto, o trabalho a realizar em cada um dos temas irá resultar no estudo dos sistemas cloud, de modo a permitir uma melhor exploração de recursos e serviços proporcionados pelos operadores de serviços cloud aos utilizadores, propiciar a utilização de aplicações através da “nuvem”, beneficiando do poder de armazenamento e computação.

Vão também ser desenvolvidos novos instrumentos de análise de dados (Data Mining) na nuvem e potenciar as tecnologias da cloud no contexto da Administração Pública. Com isto, o C4 pretende explorar o potencial disponível para resolver problemas de várias áreas da sociedade como a bioinformática, robótica industrial, segurança de dados, defesa da biodiversidade usando a tecnologia da cloud, saúde e administração pública.

Contará com o envolvimento de dezenas de investigadores da UBI, nomeadamente do Departamento de Informática da Faculdade de Engenharia, com elementos que trabalham nas áreas da infraestrutura cloud, big data e aplicacões industriais, e também da Faculdade de Ciências da Saúde, com investigadores especialistas nas temáticas da telemonitorizacão e bioinformática.

Há ainda investigadores dos institutos politécnicos de Castelo Branco e Guarda, instituições que também apoiam o projeto.

O Centro ficará instalado no UBImedical e tem já associadas diversas empresas e entidades da zona Centro e de outras regiões, que irão beneficiar do conhecimento que irá ser produzido. Entre elas, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), organização multimunicipal que agrega concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda.

O C4 tem um Conselho Superior Estratégico, composto pelo reitor da UBI, António Fidalgo, o presidente da CIM-BSE, os presidentes do IPG e IPCB, e ainda dois representantes de empresas de referência do setor.

Outro órgão com nomes já conhecidos é o Comité Científico Internacional, que integra especialistas nas áreas a que se dedicará o centro: Imrich Chlamtac (Universidade de Trento, Itália), Erik Elmroth, da (Universidade de Umeå, na Suécia) e Frank Leymann (Universidade de Estugarda da Alemanha).

Haverá ainda um Conselho Empresarial, constituído por um representante de cada uma das empresas que têm uma relação direta com o Centro de Competências. O diretor executivo está em processo de contratação, através de um concurso internacional.

O Programa Integrado de IC&DT “C4 – Centro de Competências em Cloud Computing” é cofinanciado através do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica – Programas Integrados de IC&DT, pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) e a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Conteúdo Recomendado