UBI inicia entrega de viseiras aos hospitais da região

Os equipamentos de proteção individual chegaram esta sexta-feira. São 250 viseiras que serão oferecidas às três unidades hospitalares da Beira Interior.

A Universidade da Beira Interior (UBI) inicia na próxima semana a distribuição de viseiras aos hospitais da região, em mais uma ação de apoio às entidades envolvidas na prevenção e tratamento da COVID-19.

A academia adquiriu 250 unidades destes equipamentos de proteção individual, que chegaram esta sexta-feira, dia 22 de maio, e vão agora ser encaminhados para o Centro Hospitalar Universitário Pêro da Covilhã e unidades locais de saúde (ULS) de Castelo Branco e da Guarda.

Segundo o Vice-Reitor da UBI, Mário Raposo, “a Universidade contribui, mais vez, para o combate à pandemia, ajudando os hospitais da região com os quais trabalha através da Faculdade de Ciências da Saúde, oferecendo 250 viseiras para os profissionais de saúde usarem no seu dia a dia”.

Estas viseiras foram desenvolvidas pela WD Retail, sediada no Parque Industrial do Tortosendo, tendo sido projetadas com o aconselhamento técnico de profissionais da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

O equipamento é feito em plástico e pode ser higienizado e reutilizado, sendo possível a substituição de algumas das peças que o compõem. Tem um peso aproximado de 45 gramas e características ergonómicas que permitem proteger o utilizador da entrada de partículas na parte superior.

O Vice-reitor da UBI destaca a qualidade e ergonomia das viseiras, aspetos “já constatados por vários médicos”, lembrando Mário Raposo que “no início, deram a sua opinião sobre o modo da empresa construir um produto mais amigo do profissional de saúde”.

A oferta das viseiras é mais uma iniciativa de colaboração da UBI com as instituições da região. Desde o início da pandemia que tem apoiado organismos de solidariedade e o Serviço Nacional de Saúde com equipamentos de proteção individual, álcool-gel, instrumentos clínicos e trabalho de alunos, docentes e investigadores.


Conteúdo Recomendado