Trancoso em risco “Muito Elevado” de incêndio

Segundo o IPMA, há vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Porto e Vila Real em risco “Elevado” de incêndio.

Sete concelhos dos distritos de Faro, Beja e Guarda apresentam hoje risco “Muito Elevado” de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto colocou em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio os concelhos de Monchique, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja) e Trancoso (Guarda).
Segundo o IPMA, há vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Porto e Vila Real em risco ‘Elevado’ de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral das regiões norte e centro até ao final da manhã e aumentando temporariamente a nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde.
Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do norte e litoral centro.
Na Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado, temporariamente muito nublado nas vertentes norte até meio da manhã, vento fraco a moderado de norte, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena subida da temperatura.
Nos Açores, está previsto períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva a partir do final da manhã, passando a aguaceiros e vento sudoeste bonançoso.
No que diz respeito a temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 29 graus Celsius, no Porto entre 15 e 23, em Vila Real entre 17 e 31, em Viseu entre 16 e 30, em Bragança entre 16 e 32, na Guarda entre 16 e 28, em Coimbra entre 16 e 28, em Santarém entre 16 e 33, em Castelo Branco entre 19 e 35, em Évora entre 17 e 35, em Beja entre 19 e 37, em Faro entre 20 e 35, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 23 e na Horta entre 20 e 24.


Conteúdo Recomendado