Abertos concursos de 450 milhões de euros para projetos de Competitividade e Internacionalização

Estes projetos são financiados por fundos da União Europeia inscritos nos objetivos do Portugal 2020.

O Governo lançou vários concursos públicos nas áreas da Competitividade e Internacionalização num montante global superior a 450 milhões de euros. Estes projetos são financiados por fundos da União Europeia inscritos nos objetivos do Portugal 2020.
Os avisos para apresentação de candidaturas devem concorrer para a promoção da investigação científica e do desenvolvimento tecnológico, para a modernização do Estado e da Administração Pública, para a competitividade das empresas, para o aumento do investimento e para a dinamização do empreendedorismo.
• Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) – Projetos em Copromoção (Aviso n.º 02/SAICT/2016)
Este concurso valoriza o papel dos institutos e das escolas politécnicas na sociedade e na economia portuguesa, ao incentivar as atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico baseadas na experiência e orientadas para a inovação.

• Operações de Capacitação da Administração Pública (Aviso n.º 03/SAMA2020/2016)
Os apoios a conceder destinam-se a projetos que contribuam para o reforço da capacidade institucional das autoridades públicas e para a eficiência da Administração Pública.

• Vale I&D (Aviso n.º 11/SI/2016)
Com este concurso pretende-se intensificar o esforço de investigação e inovação e a criação de novos conhecimentos, para aumentar a competitividade das empresas e a sua articulação com os restantes atores do Sistema de Investigação e Inovação.

• Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva (Aviso n.º 12/SI/2016)
O concurso pretende apoiar investimentos no domínio da diferenciação, diversificação e inovação, na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, em fileiras produtivas e cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado.

• Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo (Aviso n.º 13/SI/2016)
Este concurso pretende reforçar os níveis de empreendedorismo qualificado e criativo, incluindo o empreendedorismo de base tecnológica, em linha com a estratégia nacional para o empreendedorismo, o programa Startup Portugal.

• Processo de Acreditação de Entidades – «Vale Empreendedorismo-Vale Incubação»
A medida «Vale Incubação» integra-se também no programa Startup Portugal e tem como objetivos dinamizar a capacidade empreendedora e fomentar as condições de aceleração e sucesso de novas empresas.

Saiba mais no Portal do Portugal 2020 ou no Programa COMPETE 2020.


Conteúdo Recomendado