Câmara da Guarda aumenta apoios a associações do concelho

O presidente da autarquia, Álvaro Amaro, entregou hoje uma fatia de cerca de 133 mil euros a associações, no âmbito do regulamento da atribuição de apoios às coletividades locais.

A Câmara Municipal da Guarda atribui este ano às associações culturais, sociais e desportivas do concelho cerca de 320 mil euros, o que representa um aumento de 100 mil euros face a 2015.
O presidente da autarquia, Álvaro Amaro, entregou ontem uma fatia de cerca de 133 mil euros a associações, no âmbito do regulamento da atribuição de apoios às coletividades locais.
Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) entregou a verba a 88 coletividades concelhias numa cerimónia realizada ao fim da tarde na Sala António de Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho da cidade mais alta do país.
Segundo o autarca, este ano o pagamento às associações é feito de forma parcial, como já aconteceu em 2015. Uma última tranche será disponibilizada em dezembro.
Álvaro Amaro desejou que as associações concelhias apoiadas pelo município “usem bem” as verbas.
A autarquia informou que, dos 320 mil euros de subsídios atribuídos, 52.500 euros destinam-se às três Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do concelho (Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra).
Numa cerimónia realizada em finais de junho, a autarquia entregou metade desta verba às três associações humanitárias.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra recebeu então 4.006 euros, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo o valor de 5.158 euros e a Associação dos Bombeiros Voluntários da Guarda 17.085 euros.
A autarquia assinala que as três instituições registam em 2016 um “aumento considerável” relativamente ao valor subsidiado em 2015, que foi de 17.550 euros.
Uma verba de 61.500 euros do total atribuído este ano às associações concelhias constitui um subsídio extraordinário atribuído para o apoio a eventos, cerca de 95.000 euros são facultados às associações desportivas e sensivelmente o mesmo valor é concedido às coletividades culturais.
Por fim, as restantes associações de cariz social foram contempladas com um montante global de 14.700 euros.
Com os apoios, a Câmara Municipal presidida por Álvaro Amaro pretende “dar a possibilidade a todas as associações” de conhecerem as linhas com que “vão trabalhar ao longo do ano e de delinearem o programa de atividades a desenvolver”.


Conteúdo Recomendado