Termómetros podem chegar aos 29ºC, mas será 'sol de pouca dura'

As temperaturas pouco habituais para esta época do ano deverão baixar já na quinta-feira e, na sexta-feira, o céu deverá voltar a ficar nublado.

Esta quarta-feira, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), poderá contar com “temperaturas máximas acima do habitual para a época do ano”. Em Beja, as temperaturas deverão mesmo chegar aos 29º. Mas está também previsto um “acentuado arrefecimento noturno”. No fim de semana, há possibilidade de aguaceiros e trovoada.


O céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, com exceção para as regiões a norte do Cabo da Roca que, até meio da manhã, deverão contar com céu muito nublado. Quanto ao vento, irá soprar de forma moderada (até 30 km/h) a partir da tarde, de noroeste na faixa costeira ocidental e temporariamente forte (até 40 km/h) entre os cabos Raso e Carvoeiro, e de sueste no Algarve.


Em alguns locais é ainda de prever “neblina ou nevoeiro matinal”, em particular no litoral a norte do Cabo da Roca.


Se planeia saídas noturnas, deve levar um agasalho porque indica o IPMA que haverá arrefecimento noturno.


Quanto às temperaturas máximas, as mais altas deverão registar-se em Beja. Se reside nesta região, saiba que os termómetros poderão chegar aos 29º. Ligeiramente mais baixa é a temperatura prevista para Évora, Setúbal e Santarém (28º), seguindo-se Lisboa com 27º.


Em Faro, a temperatura máxima deverá chegar aos 26º, assim como em Castelo Branco. Leiria e Viseu deverão registar 23º de máxima, enquanto que Coimbra, Braga e Guarda se deverão ficar pelos 22º. Para o Porto é apontada uma máxima de 18º.


As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 11 e os 13º no sul, enquanto que no centro e no norte deverão rondar os 9/12º.


Na quinta-feira, estas temperaturas máximas deverão descer e na sexta-feira deve contar inclusive com céu muito nublado. No fim de semana, o céu apresentar-se-á “pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior da região Centro e do Alto Alentejo durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada”, acrescenta o IPMA.


Conteúdo Recomendado