Semana da Interculturalidade no Distrito da Guarda

O distrito da Guarda acolhe a Semana da Interculturalidade entre os dias 8 a 12 de abril.

A EAPN Portugal promove entre os dias 08 e 14 de abril a Semana da Interculturalidade em diferentes pontos do país,com o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade e da igualdade, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.

A EAPN Portugal, em colaboração com um largo conjunto de parceiros, irá realizar em vários pontos do país, atividades que promovam o respeito pela diferença e pela diversidade. Cidades como Beja, Braga, Porto, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Lisboa e Guarda são alguns dos locais onde irá decorrer esta iniciativa. 

Da programação para o distrito da Guarda, destaca-se a atividade Muraliz’arte para a interculturalidade, que terá lugar no dia 8 de abril, no Lamegal, concelho de Pinhel, pelas 14h30. No dia seguinte, realiza-se no Centro Comercial La Vie, na Guarda, uma tertúlia, de entrada livre, dedicada ao tema “Criar Pontes na Interculturalidade”.    

No dia 10 de abril, o ATL da EB1 Estação, na Guarda, recebe o Atelier das Cores “Todos Somos Um” e, pelas 14 horas, realizar-se-á uma Mesa Redonda, a ter lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda, subordinada ao tema “A inclusão dos estudantes estrangeiros na comunidade” Mostra Cultural “Estudantes do Mundo”.

No dia 11, o ATL do Instituto de Educação Infantil de Manteigas recebe a atividade “Tarde cultural Conhecer o Mundo a partir do Vale Glaciar”. Para o último dia da Semana da Interculturalidade no distrito da Guarda realizar-se-á um Mural da Interculturalidade e um Encontro temático intitulado “A interculturalidade em primeiro plano: um olhar a partir do cinema”.

Segundo a organização, o grande objetivo desta iniciativa é sensibilizar todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

 

 


Conteúdo Recomendado